Stephanes diz que seu sucessor deve ser definido na segunda

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou nesta quinta que o nome de seu sucessor na pasta deve ser conhecido na próxima segunda-feira. Ele confirmou que são dois os nomes em estudo, mas não foi incisivo em indicar sua preferência.

Agência Estado |

"Essa é uma decisão exclusiva do presidente Lula", afirmou. Estão na disputa para ocupar o cargo o secretário-executivo do ministério, Gerardo Fonteles, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi.

No entanto, o ministro não afastou a possibilidade de outros nomes serem incorporados a essa lista, principalmente por indicação do PMDB, partido de Stephanes e de Rossi. O ministro participou nesta quinta da cerimônia de inauguração da galeria de fotos de ex-secretários de Defesa Agropecuária. Ele deixará o cargo para disputar uma vaga de deputado federal pelo Paraná.

Durante seu discurso, Stephanes fez questão de destacar o caráter técnico do ministério. "O ministério não foi contaminado por questões políticas ou ideológicas", disse. Na cerimônia, que teve a presença de vários ex-secretários e do atual titular, Inácio Kroetz, o ministro falou indiretamente sobre sucessão na Agricultura. "Há no País milhares de pessoas aptas a ocupar o cargo de ministro." Porém, ele ressaltou que só uma pessoa pode ser escolhida, "que não é melhor ou pior dos que ficaram de fora". "É um mero acaso."

Um dos principais desafios do ministro que assumirá a pasta é a discussão com a área econômica do governo em torno do Plano de Safra 2010/11, que vai definir as prioridades de crédito para o setor agrícola. Fontes do ministério disseram que não deve haver alteração significativa no plano em relação ao do ano passado e que a ideia é privilegiar a questão da sustentabilidade do setor agrícola, com incentivo ao aumento da produtividade e da produção em áreas degradadas.

Saiba mais sobre a troca de ministros

    Leia tudo sobre: ministros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG