Stephanes: ciclo do etanol combustível polui 80% menos

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse hoje que o aumento da produtividade e o desenvolvimento tecnológico levarão o ciclo de produção do álcool a atingir um nível 90% menor de emissões de gases do que a gasolina. Atualmente, de acordo com ele, a emissão durante todo o processo produtivo do etanol é 80% inferior ao combustível proveniente do petróleo.

Agência Estado |

"Não há nenhuma dúvida científica de que o etanol é fonte de energia limpa. Isso, inclusive, está provado pela Embrapa." O ministro da Agricultura fez a afirmação durante a cerimônia de lançamento do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No evento de hoje estavam presentes, além de Stephanes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Mério Ambiente, Carlos Minc e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, entre outros. Nesta semana, o Ministério do Meio Ambiente divulgou estudo produzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) mostrando que o carro a álcool pode ser tão poluente quanto o movido a gasolina. Na cerimônia, Lula não discursou. Em seu lugar falou a ministra-chefe da Casa Civil.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG