ROMA ¿ O diretor norte-americano Spike Lee apresentou hoje a segunda edição do festival de cinema via internet Babelgum Online Film Festival, em entrevista coletiva durante o Festival de Cinema de Toronto.

Lee será o presidente do júri do novo concurso e, na cerimônia de apresentação do evento, mostrou antecipadamente o trailer de "Downstream", o primeiro documentário produzido diretamente pela emissora de televisão on-line Babelgum.

"Os resultados do primeiro Babelgum Online Film Festival demonstram que o público do mundo inteiro está ansioso para ver novos conteúdos, e que os produtores independentes estão felizes por terem encontrado um novo espaço onde mostrar seus trabalhos", comentou o diretor, que ontem exibiu seu filme "Milagre em Sant'Anna", no Festival de Toronto.

Lee disse estar "honrado em presidir novamente o júri do festival", por acreditar que a iniciativa pode obter um "vasto sucesso de público graças à capacidade de difusão da rede".

O diretor da Babelgum, Valerio Zingarelli, declarou também que "a primeira edição do festival teve um retorno impressionante para os produtores, para a indústria do entretenimento e para o público em todo o mundo".

Segundo Zingarelli, 1,5 milhão de espectadores viram, votaram e comentaram os mais de mil filmes em concurso, provenientes de 86 países. Um dos vencedores do concurso fechou recentemente um acordo com uma produtora hollywoodiana para realizar a versão cinematográfica do curta-metragem premiado no festival, "Officer Down", sobre um policial corrupto.

O Babelgum Online Film Festival está aberto a profissionais e estudantes cinema de todo o mundo. Os filmes podem ser inscritos gratuitamente em uma das quatro categorias: Curta-metragem (20 min), Animação (5 min), Documentário (5 min) e Mini Masterpiece (5 min). Esta última categoria é dedicada a produções breves marcadas por originalidade, impacto e capacidade provocativa.

O prêmio para o vencedor de cada categoria será de um troféu e mais 20 mil euros. Os concorrentes devem enviar seus trabalhos até o dia 31 de dezembro deste ano. As votações começarão em janeiro de 2009.

Leia mais sobre: Spike Lee

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.