Paranóia - Brasil - iG" /

Spielberg é acusado de plagiar Hitchcock em Paranóia

Nova York, 8 set (EFE) - O diretor Steven Spielberg plagiou do clássico Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, o argumento do filme Paranóia, produzido no ano passado pelo cineasta, segundo uma ação judicial apresentada no tribunal federal de Manhattan.

EFE |

O processo acusa Spielberg, como produtor executivo do filme, de ter violado o direito à reprodução por empregar sem permissão a obra literária na qual se baseia o clássico de Hitchcock.

"Paranóia", assim como "Janela Indiscreta", é uma adaptação ao cinema do conto "It Had to be Murder", do escritor Cornell Woolrich, segundo aponta a ação apresentada pelo fideicomisso Sheldon Abend, proprietário da obra e sobre a qual informou hoje a imprensa local.

Segundo o processo, Spielberg deveria ter obtido os direitos da obra como fizeram o diretor britânico e o ator James Stewart antes da estréia de "Janela Indiscreta", em 1954.

A queixa apresentada afirma que "Paranóia" e "Janela Indiscreta" são "em essência o mesmo", duas histórias de mortes misteriosas que se desenvolvem a partir do que um homem testemunha, olhando pela janela de sua casa, do estranho comportamento de um dos vizinhos.

Os protagonistas dos dois filmes e do conto de Woolrich atuam da mesma forma, se relacionam com personagens similares e o argumento se desenvolve da mesma maneira nas três obras, de acordo com o processo.

A ação indica que Spielberg empregou "variações insubstanciais" para encobrir que estava reproduzindo o mesmo argumento de "Janela Indiscreta" cinco décadas após a estréia deste clássico do cinema.

A demanda considera que "Paranóia", protagonizado por Shia LaBeouf e que arrecadou US$ 80 milhões em bilheteria, é uma simples adaptação para uma audiência jovem do suspense de Hitchcock.

Além do famoso diretor de Hollywood, são implicados no caso os estúdios DreamWorks e a Universal Pictures, que colaboraram na produção e distribuição do longa-metragem. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG