SPFW mostrará as Tendências do Verão 2009

SPFW mostrará as Tendências do Verão 2009 Por Amanda Valeri São Paulo, 12 (AE) - Começa na próxima terça-feira, dia 17 de junho, com o desfile da marca Osklen, às 15 horas, o maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). A 25ª edição do evento adota mais uma vez o lema de sustentabilidade em sua campanha, desta vez com o foco no Japão.

Agência Estado |

Tendências, cores, formas, estilos, modelos, celebridades e muitos jornalistas estarão espalhados pela Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista até o dia 23 de junho, quando o desfile do estilista Lino Villaventura encerrará o SPFW Verão 2008/2009.

No total, serão 50 desfiles que mostrarão as novidades da estação mais quente do ano. Dentre as novidades na semana de moda de São Paulo, há a entrada de três novas marcas - Maria Garcia, Reserva e a tão aguardada Colcci, que trará a modelo Gisele Bündchen. Além do retorno de Pedro Lourenço e das grifes de moda-praia Blue Man e Rosa Chá.

A semana de moda paulistana faz parte das comemorações oficiais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com o projeto SPFW Japão 2008. Ele, formatado em duas partes - a primeira durante o SPFW, e a segunda em Tóquio, no mês de setembro - será um espaço de relações e plataforma de convergência de diversas redes criativas que alimentam e se nutrem da moda. Uma das atrações do projeto é a vinda do estilista japonês Kenzo Takada - criador da grife que leva o seu nome -, que participará de um seminário que abordará o movimento da moda japonesa dos anos 80 e o processo de construção de uma marca global. O programa inclui ainda exposições, palestras e workshops.

Nada de básico
As camisetas, antes peças ditas como "básicas", agora invadem o guarda-roupa masculino cheias de muito estilo. A história da camiseta surgiu com a necessidade de ter um lugar para colocar ícones, estampas, as mais diversas imagens e frases de protesto. Elas voltaram para as vitrines com força total nesta estação, influenciadas, principalmente, pela áurea dos anos 70 e 80. A Sean John, marca do produtor de hip-hop Puffy Daddy, aposta em estampas e em muita cor - desde os tons pastéis até os mais vivos, como roxo, vermelho, azul e verde. A marca traz ainda modelos com bordados e lurex. Já a coleção outono-inverno da Ecko Unltd investe nas pólos. Em cobres vibrantes, com aplicação de brasões, bordados e em diversas estampas, as peças vêem nas versões manga curta e longa, e disponíveis em meia malha, piquet ou malhão.

Novo representante
A linha de óculos da marca Nicobo tem um novo representante - Daison Pereira, pentacampeão gaúcho de surf e Top 13 do Brasil, será o "garoto-propaganda" da linha de óculos da marca nas etapas do circuito profissional brasileiro e também em algumas provas do World Qualyfing Series, a divisão de acesso do surf mundial. Além de Pereira, a equipe Nicoboco Eyewear tem como integrantes o carioca Yuri Sodré e o gaúcho Robson Gobbato e, nos circuitos amadores, os profissionais Marcel De Rose e Gustavo Silva.

Evento
Entre os dias 17 e 20 de junho acontece em São Paulo a 60ª Feira Internacional da Indústria Têxtil (Fenit), organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcanta Machado. Ela reunirá compradores, vendedores e imprensa especializada para apresentar os lançamentos da coleção primavera-verão 2008/2009. Segundo os organizados, 78% dos expositores da edição de 2008 são brasileiros. Simultaneamente à Fenit acontece a 56ª Feira Internacional de Tecelagem (Fenatec), que visa mostrar a qualidade da indústria têxtil brasileira para compradores nacionais e internacionais. Acontecem no mesmo período, o Fórum de Tendências e Cores, o Fashion Promenade - espaço que reunirá as publicações do setor - e a Campanha Costure e Use Brasil. De acordo com os organizadores, a Fenit faturou US$ 34,6 bilhões na edição do ano passado e gerou 1,65 milhão de empregos.

FIQUE ESPERTA!

Os coletes já serviram para decorar o visual dos dândis parisienses e invadiram os guarda-roupas das brasileiras há uma década. Esquecidos no fundo da gaveta, eles voltam com força total neste inverno como peças-chave na sobreposição. Seja nas roupas mais formais, seja usado sozinho, o colete será onipresente na estação mais fria do ano. Em diversos modelos e materiais, não há restrições quanto ao tipo físico.

- Os coletes de alfaiataria funcionam tanto com camisetas básicas ou camisas, na companhia de um jeans ou algo mais social;

- As peças em tricô - boa aposta nas temperaturas mais baixas - podem ser usadas com uma camisa ou blusas de gola alta;

- O matelassê requer um pouco de atenção. Com o volume da peça, opte por blusas e tops mais justos e, na parte de baixo, combine com calças, bermudas ou saias mais sequinhas;

- Os coletes de jeans servem para qualquer ocasião. Neste caso, deixe de lado o seu jeans favorito e invista nas calças, saias e bermudas de outros tecidos.

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