Vila Mariana concentra 24% da coleta seletiva de SP

Na área da Subprefeitura da Vila Mariana, onde vivem 2,7% dos 11 milhões de paulistanos, estão 24% dos contêineres de coleta seletiva da cidade. A região compreende os bairros de Moema, Saúde e Vila Mariana.

iG São Paulo |

Na área da Subprefeitura da Vila Mariana, onde vivem 2,7% dos 11 milhões de paulistanos, estão 24% dos contêineres de coleta seletiva da cidade. A região compreende os bairros de Moema, Saúde e Vila Mariana. Em seguida, vem a Subprefeitura de Pinheiros, formada por Pinheiros, Alto de Pinheiros, Itaim-Bibi e Jardim Paulista. Juntas, as duas Subprefeituras detêm 33% dos 5.118 contêineres da cidade. 

Mais do que bons exemplos, esses números refletem o quanto o programa municipal de reciclagem - que comemora 20 anos de existência em 2010 - está concentrado nos bairros nobres do centro expandido. E, apesar de chegar a quase 80% dos 96 distritos, tem distribuição muito desigual. Atrás de Vila Mariana e Pinheiros vêm as Subprefeituras da Sé e da Lapa.

Os contêineres são usados para a coleta de lixos em condomínios, parques e prédios públicos. Espalhados por bairros, formam, segundo as empresas que fazem a coleta de lixo em São Paulo, uma amostra do mapa da coleta seletiva na cidade. E complementam a coleta porta a porta, que retira diretamente das ruas os sacos de lixo reciclável. 

A meta definida por lei em 2003 apontava que toda a capital já deveria ser abrangida pela reciclagem desde o fim de 2007. Em março, uma decisão da 8.ª Vara da Fazenda Pública determinou que sejam instaladas centrais de triagem nas 31 Subprefeituras até o fim deste ano. O governo vai recorrer da decisão e diz que a meta será alcançada até 2012.

    Leia tudo sobre: São PauloVila Marianacoleta seletiva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG