Veja os principais polos de lentidão na capital em dezembro

Por conta dos enfeitres de Natal, trânsito na Paulista piorou 22% no início do mês, segundo a CET

iG São Paulo |

O motorista tem enfrentado trânsito complicado em São Paulo desde o início do mês de dezembro. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mesmo com o encerramento das aulas, com a aproximação do Natal e com as confraternizações de fim de ano, as pessoas saem mais às ruas e usando mais carros. Acompanhe o trânsito em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O urbanista e especialista em trânsito Rafic Farah, baseado em índices de congestionamentos de anos anteriores, estima que a lentidão nos trechos com maior número de lojas e em vias com decoração especial de Natal deve aumentar em média 20% nesta época do ano, e é atribuída principalmente à vontade de "aproveitar a cidade". “O paulistano passa boa parte do seu ano dentro de um escritório. Quando ele tem uma oportunidade de sair e ver gente, ele não perde a chance. Embora saiba que vai pegar trânsito, ele sai mesmo assim porque é a única época que ele tem para fazer isso.”

AE
Árvore de Natal na região do Ibirapuera, zona sul de São Paulo

A estimativa do especialista é confirmada por uma análise prévia realizada pela CET, que aponta um aumento de 22% no fluxo de veículos na região da avenida Paulista, na primeira semana completa de dezembro, comparado ao mesmo período de novembro, por conta dos eventos e enfeites de Natal.

Segundo o Farah, a alternativa para o trânsito de São Paulo fluir melhor é a pulverização dos grandes centros comerciais. “O principal problema na cidade é que o comércio está centralizado em poucos locais e é claro que isso vai causar transtornos. A alternativa seria criar ‘pequenos centros comerciais’, em bairros não tradicionais, e com horários alternativos, como a feirinha da madrugada no Brás. Assim aliviamos regiões como a rua 25 de Março, Santa Ifigênia e o Bom Retiro, que costumam gerar filas e lentidão nas suas redondezas, em horários que os motoristas estão ou indo trabalhar, ou voltando”, opina.

Para minimizar os transtornos, desde o início de dezembro, a CET preparou um esquema, batizado de Operação Natal, com o objetivo de ajudar na fluidez do trânsito na capital, principalmente nas redondezas dos principais centros comerciais. Entre as ações estão a adequação dos tempos dos semáforos e implantação de ações específicas com agentes de trânsito, cones e cavaletes para coibir estacionamentos irregulares, formação de filas duplas, além de orientação de travessia de pedestres.

Na Operação Natal, a CET bloqueou o tráfego na rua 25 de Março e nas regiões do Bom Retiro e rua Santa Ifigênia, que, segundo a companhia, proporciona melhores condições de acessibilidade e segurança ao crescente público que frequenta a região comercial neste período de compras. Ao todo, são utilizados 210 operadores de trânsito, 975 cavaletes, 395 cones, 53 rolos de fita de sinalização e 29 faixas de orientação instaladas nas principais vias.

Confira abaixo as principais as iniciativas da CET para tentar melhorar o fluxo de veículos:

AE
Vista aérea do trânsito na avenida Paulista. Lentidão na via piorou 22% no início de dezembro
Avenida Paulista

A CET começou a intensificar no início de dezembro o monitoramento da Avenida Paulista, no trecho entre a Rua da Consolação e a Praça Oswaldo Cruz, no horário entre 18 horas e 1 hora da madrugada, para a realização do Natal Iluminado 2010. Para dar mais fluidez ao trânsito são alteradas temporariamente as regras de estacionamento em algumas ruas da região.

Na Alameda Santos, entre a Rua da Consolação e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no lado par, é proibido parar e estacionar, inclusive aos domingos. Na Rua Cincinato Braga, no lado par, está proibido estacionar em período integral, inclusive aos domingos. Na Rua São Carlos do Pinhal, entre a avenida Brigadeiro Luís Antônio e Alameda Joaquim Eugênio de Lima e entre as ruas Pamplona e Itapeva, no lado ímpar, está proibido estacionar em período integral, inclusive aos domingos.

Caso ocorram lentidões que afetem os corredores das avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo e da rua Vergueiro podem ocorrer bloqueios momentâneos na avenida Paulista. A CET recomenda aos visitantes do Natal Iluminado que utilizem, de preferência, o transporte público (ônibus e metrô). Para os motoristas, a recomendação é de que evitem transitar pela Paulista, utilizando caminhos alternativos.

Parque Ibirapuera

Por conta da visitação à Árvore de Natal 2010 e à Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera, a CET também reforçou o monitoramento do trânsito na região até 6 de janeiro de 2011, das 19h às 24h. Se necessário, haverá interdição em trechos da avenida Pedro Álvares Cabral. Os bolsões internos do parque e em seu entorno vão ganhar um "Zona Azul Especial". Os usuários poderão estacionar gratuitamente nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro de 2011.

25 de Março

Na Rua 25 de Março, o bloqueio é realizado até o próximo dia 24, das 10 às 17 horas, no trecho entre a rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira Porto Geral. Essa operação tem por objetivo melhorar a acessibilidade e segurança ao público que frequenta a região comercial e a fluidez ao trânsito do sistema viário principal, especialmente nas avenidas 23 de Maio, Prestes Maia, Tiradentes e Radial Leste.

Bom Retiro

No Bom Retiro, podem ocorrer, caso necessário, bloqueios operacionais nas ruas José Paulino e Ribeiro de Lima, junto ao Parque da Luz. Os motoristas serão desviados pelas rua Prates, Guarani e Correia de Melo.

Santa Ifigênia

Na região de Santa Ifigênia, podem ocorrer dois bloqueios operacionais. O primeiro nas ruas Vitória e dos Gusmões, junto à avenida Rio Branco. Neste caso, o desvio do trânsito será feito pela avenida Rio Branco, avenida Duque de Caxias e rua Santa Ifigênia. O outro bloqueio poderá ser implantado na rua Santa Ifigênia com a avenida Duque de Caxias. Os motoristas serão desviados pela avenida Duque de Caxias, devendo continuar o trajeto pelas ruas Mauá e do Triunfo.

Brás

No Brás, a operação é realizada até o dia 24 de dezembro, de segunda a sábado, da 1h às 18 horas, no entorno da avenida do Estado, rua João Teodoro, rua Silva Teles, rua Bresser, avenida Celso Garcia, avenida Rangel Pestana, Largo da Concórdia, rua Barão de Ladário, rua Oriente, rua Monsenhor de Andrade e rua São Caetano.

RECOMENDAÇÕES

Fazer compras no período da manhã, até as 13 horas, ou após as 20 horas, ou ainda aos finais de semana. 

Utilizar, sempre que possível, o transporte coletivo, especialmente o metrô.

Evitar os principais eixos de acesso à região da Rua 25 de Março (Avenidas Tiradentes e 23 de Maio), caso o destino do motorista não seja este.

Sintonizar o rádio para se informar sobre as condições de trânsito na cidade.

Respeitar a travessia de pedestres.

Não estacionar em locais proibidos, sobre calçadas, faixas de pedestres ou em fila dupla.

Não fechar cruzamentos.

    Leia tudo sobre: trânsito em são paulocetbrásAv. Paulistainfográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG