Veja o que abre e fecha no feriado em São Paulo nesta quarta-feira

Aniversário de 458 anos da capital paulista muda os horários de vários serviços da cidade nesta quarta-feira

iG São Paulo |

Nesta quarta-feira (25), alguns serviços públicos municipais sofrerão alterações no funcionamento por conta do feriado em comemoração ao aniversário de fundação da cidade de São Paulo.

Participe: Qual é a sua São Paulo? Envie fotos e mensagens para o iG
Leia também: Veja os 458 anos de São Paulo em números

Bancos

AE
Capital paulista comemora 458 anos nesta quarta-feira
Segundo a Federação Brasileira de Bancos, não haverá atendimento bancário em São Paulo no dia 25 de janeiro. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, dia 26 (quinta-feira), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Abastecimento

Os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Kinjo Yamato e Paulistano (Central), das 6h às 18h; Central Leste, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 8h às 13h; Guaianases, das 8h30 às 13h.

Não abrirão: Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel.

Já os sacolões atenderão nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Brigadeiro e Piraporinha, das 7h às 13h; Bela Vista, Rio Pequeno e Butantã, das 7h às 14h; Avanhandava e COHAB Adventista, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Estrada do Sabão e João Moura, das 7h às 19h; City Jaraguá, das 7h às 21h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; Lapa, das 8h às 18h30.

Não funcionarão: Santo Amaro e São Miguel.

As feiras livres funcionarão nos horários e locais habituais.

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida funcionarão 24 horas: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e Centros de Acolhida (antigos albergues).

Permanecerão fechados: Loja Social, Coordenadoria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Centro de Referência de Cidadania do Idoso

Cultura

Vão funcionar os seguintes equipamentos: Beco do Pinto, Biblioteca Mário de Andrade, inclusive a circulante, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (das 10h às 18h), Galeria Olido (apenas o Cine Olido terá programação cultural), Monumento à Independência (Capela Imperial), Ônibus Bibliotecas, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa.

As bibliotecas de bairros e os teatros municipais não abrirão.

Educação

As escolas continuam fechadas por conta do recesso. As creches que estão atendendo durante as férias não abrirão no feriado, retornando às atividades no dia 26. Os CEUs (Centro de Educação Unificado) abrirão no horário habitual para atividades esportivas e de lazer.

Esportes

Os Clubes da Cidade vão funcionar nos horários habituais, mas apenas para atividades esportivas e de lazer.

Saúde

No dia 25, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão ininterruptamente. As AMAs tradicionais abrem de segunda a sábado, inclusive no dia 25 de janeiro, das 7h às 19h. As AMAs Especialidades fecham no dia 25 e funcionarão normalmente na quinta-feira (26). As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias, sem interrupções. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades (AEs) fecham no dia 25 de janeiro, voltando a funcionar na quinta-feira, 26.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão, retornando às atividades na quinta-feira (26).

Trabalho

As unidades fixas e móveis do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) e do Banco de Microcrédito São Paulo Confia não prestarão serviços. O retorno ao funcionamento normal será no dia 26, quando as unidades do CAT atenderão das 7h às 18h e as do São Paulo Confia, das 8h às17h.

Verde e Meio Ambiente

Os parques municipais abrirão nos horários habituais.

Ciclofaixa

A Ciclofaixa de Lazer será ativada parcialmente nesta quarta-feira. A ideia é implementar uma opção de lazer no feriado, já que normalmente ela é aberta apenas aos domingos e feriado nacionais.  Veja os horários:

Das 07h às 16h ativação dos seguintes trechos:
- avenidas Indianópolis e República do Líbano, rua Inhambú, avenidas Hélio Pellegrino e Brigadeiro Faria Lima, ruas Elvira Ferraz, Fiandeiras, Olimpíadas, Gomes de Carvalho e Funchal, avenidas Chedid Jafet e Henrique Chamma.
- avenidas Henrique Chamma e Chedid Jafet, rua Funchal e avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini.
- avenidas dos Tajuras, Afrânio Peixoto e Lineu de Paula Machado.
Das 12h às 16h ativação dos seguintes trechos:
- avenida Jornalista Roberto Marinho.
- rua Alvarenga.
- ponte Cidade Universitária, avenida Professor Manoel José Chaves, praça Pan Americana e avenida Professor Fonseca Rodrigues.

    Leia tudo sobre: aniversáriosp458 anosferiado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG