Veja o que abre e fecha no aniversário de São Paulo

Confira como será o esquema de funcionamento das repartições públicas municipais nos dia 24 e 25 de janeiro

iG São Paulo |

Será o seguinte o esquema de funcionamento das repartições públicas municipais no dia 25 de janeiro, feriado em comemoração aos 457 anos da fundação da cidade de São Paulo, e no dia 24, quando o expediente será suspenso de acordo com decreto do prefeito de São Paulo publicado no Diário Oficial.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos comunica que, na cidade de São Paulo, não haverá atendimento bancário dia 25 de janeiro (terça-feira), dia do aniversário da cidade. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte (26 de janeiro, quarta-feira), sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Rodízio

A Secretaria Municipal de Transportes informa que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) estará suspensa para os veículos de passeio nos dias 24 e 25 de janeiro, em razão do feriado. Porém, no mesmo período, continuam valendo normalmente o rodízio para veículos pesados, assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões.

Saúde

No dia 25, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão ininterruptamente.

As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias sem interrupções. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 24 de janeiro e voltam a atender na quarta-feira (26).

Abastecimento

No dia 25, terça-feira, os mercados municipais não abrirão, com a exceção do Central Leste e do Vila Formosa, que funcionarão até às 13h, e do Teotônio Vilela, que atenderá até às 14h. No dia 24, todos os que funcionam às segundas-feiras, abrirão nos horários habituais. A lista completa está disponível no site da Secretaria de Coordenação da Subprefeituras.

Os sacolões não atenderão no dia 25, com a exceção do Estrada do Sabão e da Lapa, que funcionarão até às 13h. No dia 24, todos os que funcionam às segundas-feiras, atenderão nos locais e horários habituais. A lista completa está disponível no site da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais no dia 25. Não há férias livres às segundas-feiras (24).

Assistência Social

Nos dias 24 e 25 vão funcionar (24 horas) os seguintes serviços: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (tels.3228-5554, 3228-2092, 3228-5668), Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues).

Permanecerão fechados: Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.

Cultura

Os Teatros distritais e o Municipal, as Bibliotecas, Pontos de Leitura e Bosque da Leitura, Monumento à Independência e a Casa do Grito não abrirão. A Biblioteca Mário de Andrade, que estava em reforma, será reaberta para o público no dia 25.

Vão funcionar nos horários habituais os Sítio Morrinhos e da Ressaca, a Casa do Bandeirante, Casa Modernista, Casa do Tatuapé e Capela do Morumbi.

No dia 25 a Galeria Olido funciona normalmente. Só não acontecerão as seguintes atividades: Vitrine da Dança, Ponto de Leitura e o Espaço Expositivo. O Cine Olido abre no feriado com sessões às 15h - São Paulo Sociedade Anônima: 17h – O Homem que virou Suco: e 19h30 – Cidade Oculta.

No Centro de Dança Umberto da Silva, de 24 a 30, haverá o III Encontro Internacional de Contato Improvisação.

O Centro Cultural São Paulo fecha no dia 24 e funciona no dia 25, assim como o Centro Cultural da Juventude.

Educação

Nos dias 24 e 25 os CEUs vão abrir para as atividades do Programa Recreio nas Férias, no horário habitual. As creches municipais que funcionam em sistema de plantão não atenderão nos dias 24 e 25.

Esportes

Não há atividade nos Clubes da Cidade às segundas-feiras (24). No dia 25, todos estarão abertos para as atividades de esporte e lazer do Programa Recreio nas Férias, nos horários habituais.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento das Subprefeituras não funcionarão nos dias 24 e 25.

Trabalho

Os CATs – Centros de Apoio ao Trabalho, CATs Móveis,Tenda do Trabalhador e as unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia (instalada nestes postos e nas Subprefeituras) não atenderão ao público no dia 24, segunda-feira.

Os postos fixos do São Paulo Confia funcionarão na segunda-feira, das 9h às 15h, e no feriado (25) permanecerão fechados. Todos os serviços serão normalizados na quarta-feira (26).

Transporte

No dia 24, o Sistema de Transporte Coletivo utilizará 70% de sua frota e, no dia 25, colocará em circulação 50% da frota.

Metrô
No Metrô, a operação começa nesta sexta (21) para atender quem estiver deixando a cidade. Haverá reforço na oferta de viagens, no período da noite, nas linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera). Nas linhas 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) a oferta de trens será igual ao de um dia útil típico. 

No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a circulação de trens ocorrerá sem alterações. Já na terça-feira (25), feriado, a operação será feita como em um domingo típico, adequada ao número de usuários em feriados. 

Na quarta-feira (26), o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás iniciará a operação no horário habitual, ou seja, às 4h40.

CPTM

A circulação no feriado (25) será semelhante a um sábado típico, pois o feriado é apenas na cidade de São Paulo e a CPTM atende outros 22 municípios. No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), a circulação de trens será a habitual programada para esses dias, quando, nos horários de menor demanda e em trechos específicos, a CPTM também executa obras de modernização e melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas: 

Linha 7-Rubi (extensão Francisco Morato-Jundaí)
Das 7h20 às 18h de domingo (23), serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica e poda de árvores na região da Estação Botujuru irão provocar maiores intervalos na extensão operacional entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi)
A partir das 20h de sábado (22) até o fim da operação comercial de domingo (23), a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização (CBTC) entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

A partir das 22h de segunda-feira (24) até o fim da operação comercial de terça feira (25), a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização (CBTC) entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)
Após às 22h de sábado (22) até às 9h de domingo (23), devido a obras de montagem de estruturas da futura Estação Pinheiros do Metrô, os trens circularão com maiores intervalos entre as estações Osasco e Hebraica-Rebouças. No trecho entre Hebraica-Rebouças e Grajaú, a operação será feita normalmente.

Das 10 às 18h de domingo (23), em razão de obras nas vias entre as estações Osasco e Presidente Altino, os trens da Linha 9 circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Dessa forma, os usuários que precisarem desembarcar em Osasco deverão se transferir para a Linha 8-Diamante na Estação Presidente Altino e seguir viagem normalmente. No sentido inverso, basta embarcar em Osasco pela Linha 8, seguir até Presidente Altino, transferir-se para a Linha 9 e seguir viagem normalmente.

Após às 22h dos dias 21, 23, 24 e 25 até o fim da operação comercial, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú, os trens circularão com maiores intervalos. Entre as estações Osasco e Jurubatuba, a operação ocorrerá sem modificações.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra)
Ao longo de toda a operação comercial de domingo (23), devido a obras de modernização de equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá, os trens partirão da Estação da Luz com destino à Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (intervalos habituais) e à Estação Rio Grande da Serra (maiores intervalos).

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz-Guaianazes)
No domingo (23), das 4h ao meio dia, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Luz e Guaianazes, os trens circularão com maiores intervalos. 

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)
A partir das 18h de sábado (22) até o final da operação comercial de domingo (23), obras na faixa ferroviária, na região da Penha, provocarão maiores intervalos na circulação.

EMTU

No feriado de 25 de janeiro, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP que têm como destino a cidade de São Paulo vão operar com o número de viagens correspondente a um sábado. No dia 24, véspera do feriado, a operação será igual aos dias úteis.

Verde e Meio Ambiente
Todos os parques municipais abrirão nos dias 24 e 25, com a exceção do Jardim da Luz que permanece fechado às segundas-feiras.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG