Veja o antes e depois de São Luiz do Paraitinga

Reconstrução da cidade começou logo após as enchentes de 2010, mas ainda não está finalizada

Fernanda Simas, iG São Paulo |

Depois de um ano e meio, a cidade de São Luiz do Paraitinga (170 quilômetros de São Paulo) ainda está sendo reconstruída, mas o cenário já é diferente. 90% da infraestrutura da cidade foi recuperada desde janeiro de 2010, o que inclui a construção de barreiras de contenção do rio Paraitinga e a reconstrução de pontes e das entradas da cidade.

Com relação ao patrimônio material, o processo é um pouco mais lento, mas 50% das construções foram totalmente restauradas. Pouco mais de R$ 100 milhões foram investidos nas obras, sendo que os governos estadual e federal, juntos, forneceram R$ 200 milhões para São Luiz do Paraitinga se reerguer.

Rua Monsenhor Ignácio Gióia

Quem avistava a subida da rua Monsenhor Ignácio Gióia, onde no topo está a Igreja do Rosário, no início de janeiro de 2010, só enxergava destroços. Hoje, as casas destruídas foram refeitas.

Igreja Matriz

O principal ponto turístico da cidade, a Igreja Matriz, localizada no centro histórico, ainda não foi reerguido, mas o processo de limpeza acabou e muitas das estátuas de santos e parte do material usado na sua construção, em 1772, foram recuperados.

Praça Matriz

Os casarões da Praça da Matriz estão sendo reerguidos aos poucos e aqueles que ainda não foram reconstruídos estão cobertos por tapumes vermelhos e brancos, desenhados com uma pomba dourada, representando a paz.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG