Em São Paulo, de janeiro a setembro, foram registrados 1.572 surtos, 10.018 casos e 15 mortes

selo

Parte do protocolo técnico de saúde para bloqueio de surtos, a imunização contra varicela, doença conhecida como catapora, está prejudicada por falta de vacinas, afirmou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Os números de surtos, casos e mortes causados pela doença em 2010 superam os do ano passado. Em São Paulo, de janeiro a setembro, foram registrados 1.572 surtos, 10.018 casos e 15 mortes. Em 2009, foram 7 óbitos, 7.901 casos e 1.315 surtos, segundo a vigilância epidemiológica. Os fatos causaram alertas sobre a catapora em escolas públicas e particulares.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o motivo para a vacina contra catapora estar em falta foi o adiantamento dos surtos da doença. O órgão afirma que, segundo perspectivas baseadas em dados epidemiológicos dos anos anteriores, estava preparado para o aumento dos surtos de catapora a partir da primavera. A secretaria informa que solicitou ao laboratório responsável pela vacina que ele adiante a próxima entrega. As informações são do Jornal da Tarde.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.