Tráfego fica intenso com recomeço das aulas em São Paulo

Agentes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro realizam operações especiais nas ruas próximas a escolas

AE |

selo

O tráfego voltou a ficar intenso no período da manhã na cidade de São Paulo, em razão do término das férias escolares. Às 8h50, a capital paulista registrava 70 quilômetros de congestionamento, índice ainda considerado abaixo da média para o horário.

As vias com maior quantidade de filas eram a pista expressa da Radial Leste, sentido centro, do Viaduto Pires do Rio até a Rua Wandenkolk, e a Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal, do Viaduto Sante Delmanto e Viaduto Santo Amaro. Cada uma das vias tinha 4,6 km de lentidão. A Marginal Pinheiros apresentava 9,3 km morosidade, entre a Ponte Cidade Jardim até a Castello. O Corredor Norte-Sul tinha 3,8 km de fluxo moroso, sentido aeroporto, da Praça Campo de Bagatelle até a Praça da Bandeira. 

Volta às aulas

Agentes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro realizam operações especiais nas ruas próximas a escolas hoje, devido ao recomeço das aulas. Os agentes estarão distribuídos nos acessos a escolas públicas e particulares próximas a vias de grande movimento, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina das unidades.

No Rio, a Guarda Municipal iniciou o trabalho às 6 horas. Os 300 guardas que monitoram diariamente os principais corredores viários da cidade ganharam reforço de 84 guardas, sendo 40 no trânsito e mais 44 na ronda escolar. Em São Paulo, a operação conta com 263 operadores de trânsito da CET e funcionários de escolas treinados para disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. 

Segundo a CET, as filas duplas e estacionamentos irregulares são alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito. A ação de monitoramento de hoje serve ainda para diminuir o impacto no tráfego com o fim das férias, gerado pelo acréscimo médio de 20% no número de viagens realizadas na capital paulista.

Recomendações

A CET recomenda ao motorista que transporte crianças no banco de trás, usando cinto ou assentos apropriados; não pare em fila dupla; embarque e desembarque pelo lado da calçada; reduza a velocidade próxima a escolas e locais com grande movimentação de pedestres; dê prioridade ao pedestre que iniciou a travessia; e nunca feche o cruzamento.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG