Termina a rebelião na Fundação Casa em São Paulo

Jovens atearam fogo em colchões e se concentraram no pátio da unidade. Dois funcionários e dois menores saíram feridos

iG São Paulo |

A rebelião realizada por adolescentes que cumprem medida socioeducativa em uma unidade da Vila Maria da Fundação Casa, na zona norte de São Paulo, acabou por volta 19h40 desta quarta-feira. A revolta que durou pouco menos de 3 horas, foi encerrada após a entrada da tropa de choque, mas não houve violência. As negociações foram conduzidas pelo comandante da tropa de choque com auxílio de alguns funcionários.

Vagner Campos/Futura Press
Policiais e helicóptero da PM monitoraram unidade da Vila Maria
A assessoria da fundação informou que 12 funcionários foram feitos reféns dentro da unidade e dois deles tiveram escoriações leves. Entre os internos, dois também se feriram. Um deles teria se machucado ao tentar atirar um vaso sanitário sobre um muro, e o outro, após uma queda.

Durante a rebelião, os internos atearam fogo em colchões e pedaços de madeira e se concentraram no pátio descoberto da unidade na zona norte da capital paulista. A unidade abriga 56 adolescentes reincidentes, com média de idade de 17 anos.

Segundo Julio Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), a ação começou após uma briga entre os próprios adolescentes. Alves afirmou que a unidade vem trazendo problemas há alguns anos, há defasagem de funcionários e a política adotada pela Fundação ajuda a esconder o problema.

Última rebelião

Jovens internos da Fundação Casa de Guaianazes, na zona leste da capital paulista, rebelaram na véspera de Natal do ano passado durante 40 minutos. Policiais entraram na Fundação para conter a rebelião. De acordo com a assessoria da Fundação, um funcionário e sete adolescentes ficaram feridos.

* com informações da AE

    Leia tudo sobre: fundação casarebelião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG