SP registra 2º maior congestionamento do ano nesta sexta-feira

Motorista enfrentou índice recorde de 115 km às 9h30. Via com pior trânsito nesta manhã é Marginal Tietê com mais de 20 km de lentidão

iG São Paulo |

A capital paulista registrava às 9h30 desta sexta-feira o segundo maior índice de congestionamento do ano, com a marca de 115 km de ruas e avenidas com trânsito carregado por conta da chuva fraca que atinge a cidade e o excesso de veículos. O maior índice de 2012 ocorreu no último dia 10, quando os motoristas enfrentaram 120 km de lentidão às 10h da manhã.

Acompanhe o trânsito em São Paulo e em outras capitais

AE
Marginal Pinheiros é vista com tráfego lento nesta manhã chuvosa; via é a 2ª mais lenta

No ano passado, a lentidão chegou a 157 km às 9h do dia 4 de abril.  As vias com maiores trechos de trânsito lento eram as marginais. Às 11h30, a Marginal do Tietê, sentido Castelo Branco, estava com lentidão de 9,5 km na pista expressa, entre a rodovia Castelo Branco e ponte do Limão, reflexo da lentidão que começava na ponte da Cidade Jardim, na pista sentido Interlagos da Marginal do Pinheiros.

A pista local da Tietê também concentrava 7,4 km de morosidade, entre as pontes dos Remédios e Julio de Mesquita Neto, e a pista central estava com 6,6 km de lentidão, entre as pontes Atílio Fontana e do Limão. A zona oeste era a região que concentrava o maior número de vias congestionadas, com 35 km de trânsito complicado.

Chuvas e 'frio'

A chuva que tem atingido a capital paulista durante a semana prejudica a fluidez do trânsito em São Paulo. A cidade amanheceu com chuva fraca e chuviscos. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE),  os termômetros oscilam em 16°C, e tendem a subir mais, podendo atingir máxima de até 22°C no período da tarde.

A madrugada desta sexta-feira foi a mais fria do ano. Medição feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que a temperatura mínima no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, foi de 15,5ºC. O recorde anterior era de 15,6ºC, em 3 de janeiro.

Nas próximas horas, o tempo continua instável, com chuvas fracas e continuas, explica o órgão. Para o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense, porém o vento mais frio e úmido que sopra do mar favorece a formação de muitas nuvens que provocam chuva fraca na região. Com isso, o potencial para deslizamentos ainda é alto.

No fim de semana, a nebulosidade diminui e o sol reaparece, mas principalmente no domingo. Neste sábado já haverão períodos com sol à tarde, mas entre muitas nuvens. As madrugadas no fim de semana serão tão frias como a desta sexta-feira. Mas com a volta do sol as tardes serão agradáveis. O domingo será com sensação de calor à tarde.

*com AE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG