SP inclui sarampo em campanha de vacinação contra paralisia infantil

Mobilização será feita entre os dias 18 de junho e 1º de julho. Crianças com até seis anos de idade devem ser vacinadas.

AE |

selo

A Secretaria de Saúde de São Paulo irá incluir a imunização contra o sarampo na campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que começa neste mês em todo o Estado. O objetivo é proteger as crianças contra as duas doenças antes do período de férias escolares.

A campanha será feita entre os dias 18 de junho e 1º de julho. Crianças com até seis anos de idade devem ser vacinadas. As crianças de 0 a 4 anos receberão as duas gotas da vacina Sabin, contra paralisia infantil, e uma dose contra o sarampo. Para crianças entre um e seis anos será oferecida a vacina contra o sarampo.

Além disso, haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta. Em todo o Estado serão mobilizados cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais, em parceria com as prefeituras. A meta é imunizar 3,17 milhões de crianças, das quais 2,67 milhões contra sarampo e paralisia infantil, e outras 500 mil apenas contra o sarampo.

Foram identificados neste ano nove casos de sarampo em território brasileiro, todos relacionados à importação do vírus D4, circulante na Europa, principalmente França, que já registrou cerca de 9 mil casos nesses primeiros meses do ano. Na Europa, 33 países apresentam casos da doença.

Caso

No Estado de São Paulo, há um caso suspeito de sarampo em fase final de investigação epidemiológica. As amostras analisadas no Instituto Adolfo Lutz deram positivo para o vírus, mas ainda aguardam confirmação da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, responsável pela contraprova.

O caso refere-se a uma criança de 7 anos moradora da região de Campinas, não vacinada e sem histórico de viagem recente a outros Estados ou ao exterior. São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, mas ainda assim é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente.

    Leia tudo sobre: saúdevacinaçãosarampoparalisia infantil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG