SP faz 6 mil testes de aids por dia

Em uma semana da campanha ¿Fique Sabendo¿ já foram feitos 43.980 diagnósticos em 472 municípios

iG São Paulo |

A campanha “Fique Sabendo” 2010 já realizou 43.980 testes gratuitos de HIV entre os dias 16 e 22 de novembro em São Paulo. O balanço foi divulgado hoje pela Secretaria de Estado da Saúde. Em média, são seis mil exames feitos por dia.

O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da aids, considerado fundamental para o sucesso do tratamento. No País, a descoberta tardia da doença corresponde a 60% dos casos, o que dificulta a seleção de medicamentos eficazes para controlar a infecção. A estimativa é que 114 milhões de brasileiros não saibam que têm a doença

O sexo feminino lidera a realização dos testes (entre elas 49% já fizeram a avaliação e entre eles apenas 30%) e a explicação é a gestação. Quando engravidam, as mulheres sempre precisam passar pela avaliação médica e por uma bateria de exames, sendo um deles o que identifica a presença do vírus da aids. Para reverter a desvantagem masculina, o Ministério da Saúde planeja implantar o “pré- natal” do papai e uma das propostas é ampliar o acesso deles ao diagnóstico do HIV.

Para quem mora em São Paulo, uma oportunidade é aproveitar a campanha Fique Sabendo que vai até o dia 1º de dezembro. São 472 municípios participantes. A expectativa da Secretaria da Saúde é que até o último dia, aproximadamente 120 mil exames, dos quais 20 mil testes rápidos (resultados em cerca de 15 minutos), sejam realizados em todo o Estado.

“É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o acompanhamento médico”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.

Informações sobre as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.

    Leia tudo sobre: aidsHIV

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG