SP convoca doadores de sangue antes do fim do ano

Alerta visa evitar a baixa nos estoques durante festas de fim de ano e as férias escolares, já que doações caem 30% neste período

AE |

selo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando a população paulista para que doe sangue antes do Natal e Ano Novo. O alerta visa evitar a baixa nos estoques durante as festas de fim de ano e as férias escolares, já que doações caem 30% neste período. Além da queda por conta das férias, o período também registra grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes.

Ministério da Saúde cria banco de doadores de sangue na internet

Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 75 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 30%. Os sangues RH negativo são os mais raros e por isso os que mais precisam de doadores, principalmente nesta época. Segundo dados da Hemorrede estadual, ligada à Secretaria, já no mês de novembro houve queda de aproximadamente 15% na coleta de bolsas na Grande São Paulo e no interior.

No Brasil, 1,9% da população doa sangue regularmente

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

    Leia tudo sobre: doação de sangue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG