SP comemora aniversário com shows e reabertura de biblioteca

Cidade terá, no dia 25, shows no centro, passeio turístico, corrida e reabertura da Biblioteca Mário de Andrade. Programe-se

iG São Paulo |

Em comemoração aos 457 anos da cidade de São Paulo, os paulistanos terão uma vasta opção de entretenimento pela capital na próxima terça-feira (25). Na Praça da República, região central, acontecerão shows de pop, pagode e sertanejo.

No Vale do Anhangabaú, os presentes poderão curtir um set list com canções que têm a cidade como tema e vão desde Sampa, de Caetano Veloso, interpretada por Maria Gadú; a Shopping Center, dos Mamomas Assassinas, na voz de Kid Vinil.

Divulgação
Mallu Magalhães irá interpretar canção Hey Boy, de Os Mutantes, em show na Praça da República
No Parque do Ibirapuera, a partir de sábado (22) até terça-feira (25), acontecerão oficinas, brincadeiras e caminhadas guiadas por monitores. O aniversário da cidade também marca a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, fechada desde setembro de 2007 para passar por reformas. Veja abaixo os principais eventos:

Vale do Anhangabaú

A comemoração no Vale do Anhangabaú terá início, às 9h, com show da banda de pop Ponto Zero e, entre os destaques do dia, os grupos Chimarruts e Turma do Pagode e o cantor sertanejo Michel Teló. São esperadas cerca de 50 mil pessoas no local.

Além do palco principal, haverá também telecentro móvel, espaço de diversões e três postos médicos. Em uma tenda cultural acontecerão bailes de black music e para a terceira idade. No aniversário de São Paulo haverá também espaço para a solidariedade já que, além de aproveitar as atrações, a população poderá doar alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para serem levados às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. ( Saiba mais sobre o evento )

Show inspirado em SP

No dia 25, a partir das 19h, próximo à Praça da República, entre as avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade, paulistanos poderão curtir o show “SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo” com 26 músicas com temas inspirados na capital, de nomes como Gilberto Gil, Ira!, Caetano Veloso, Adoniran Barbosa e outros. Tão variado quanto o repertório também serão os artistas que irão interpretá-lo, que vão desde Rappin’ Hood a Mallu Magalhães. Algumas canções terão a participação da Orquestra Sinfônica Muncipal.

O público do evento não ficará só de espectador. Por meio de um cubo multimídia de 7 metros poderá postar imagens, mensagens e músicas em tempo real. Os interessados podem enviar as criações ao site www.spaocubo.com.br que já está no ar. Conforme a Prefeitura, o conteúdo será selecionado pela curadoria do evento, publicado no site e, na terça-feira, exibido no cubo, com o crédito aos autores. ( Saiba mais sobre o evento )

Reabertura da Biblioteca Mário de Andrade

Se a idéia é aproveitar o feriado para colocar a leitura em dia, a opção é ir até a Biblioteca Mário de Andrade, que será reaberta após mais de 3 anos fechada para reformas. Inaugurada em 1926, ela possui mais de 327 mil livros, sendo 51 mil considerados raros ou especiais. Ela é 2ª maior biblioteca do País, perdendo apenas para a biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro.

A Praça Dom José Gaspar, que abriga a Biblioteca, também passou por reforma, incluindo plantio de 25 mil mudas. Em comemoração ao aniversário de SP e à reabertura da biblioteca haverá shows de música clássica a partir das 13h. ( Saiba mais aqui )

Passeio turístico pelo centro

Divulgação
Trólebus da década de 40 realizará passeios gratuitos por pontos turísticos da cidade na terça-feira

Se a idéia é aproveitar os 457 da cidade para conhecer um pouco mais de sua história, uma opção é fazer um passeio turístico em um trólebus da década de 40 pelo centro da cidade. A partir das 9h, o veículo partirá do Pateo do Colégio e passa por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé. O passeio é gratuito e tem duração de 40 minutos. ( Saiba mais aqui )

Natureza e saúde

Para quem quer aproveitar o feriado para ficar em contato com a natureza, o Parque do Ibirapuera, na zona sul, terá o evento “Planeta no Parque 2011” entre os dias 22 e 25, das 10h às 18h.

Serão realizadas caminhadas diárias de 1 hora pelo parque que, segundo a organização do evento, passam por “uma árvore com tronco macio como esponja e uma figueira que nunca morre”. Para as crianças, oficinas e brincadeiras sobre defesa da floresta e sustentabilidade.

Às 11h de sábado, haverá um show da banda Pato Fu. O evento todo será verde e a organização afirma que novas árvores serão plantadas na cidade para compensar a emissão de CO2 gerada pelo evento.

Com saída e chegada previstas na avenida Pedro Álvares Cabral, no Obelisco do Ibirapuera, acontecerão uma corrida 10 km e uma caminhada de 6 km. As incrições vão de R$ 25 a R$ 80 dependo do tipo escolhido e dão direito a camiseta. O evento terá início às 8h e está limitado a 10 mil pessoas. ( Saiba mais aqui )

    Leia tudo sobre: aniversário de são paulopasseiosshows

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG