Sem-teto continuam em frente à Prefeitura de SP

Reunião entre prefeitura e manifestantes acaba sem acordo e sem-teto mantêm ocupação em três prédios

iG São Paulo |

Cerca de 150 integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM) passaram a madrugada desta terça-feira acampados no Viaduto do Chá, em frente à sede da Prefeitura de São Paulo, no centro da cidade.

iG São Paulo
Integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM) armam barracas improvisadas em frente à Prefeitura

Na segunda-feira, um grupo de cerca de 500 pessoas ocupou o terreno no M"Boi Mirim, zona sul, e outros dois grupos, com aproximadamente 650 pessoas cada, ocuparam o Edifício Prestes Maia, próximo à estação da Luz, e um prédio do INSS, na avenida Nove de Julho, no centro.

Futura Press
Prefeitura diz que não se responsabiliza por crianças e mulheres acampadas
As principais reivindicações das famílias são as desapropriações dos dois prédios e de outros dois edifícios no centro. Um deles, na rua Mauá, está ocupado há mais de dois anos. O outro, na avenida São João, já foi desapropriado, mas acabou reocupado pela antiga dona.

Ivaneti de Araújo, coordenadora do Movimento Sem-teto do Centro (MSTC), afirma que 172 famílias despejadas em 2007 do Edifício Prestes Maia ainda não têm onde morar, apesar de muitos prédios na região central estarem vazios. "Há mais de 400 imóveis vazios no centro, com dívidas milionárias de IPTU, que poderiam se tornar moradia de interesse social", diz.

Segundo ela, as mais de 100 famílias não conseguiram comprar a casa própria e deixaram de receber a ajuda de custo para o pagamento do aluguel. O MSTC pede, entre outras coisas, a reabilitação ou revalidação das cartas de crédito obtidas por essas famílias.

A Secretaria de Habitação do município disse que as principais reivindicações do movimento só podem ser resolvidas pelos governos federal e estadual. Por meio de nota, a Prefeitura afirmou ainda que não se responsabiliza pelo bem-estar das pessoas, inclusive mulheres e crianças, caso os imóveis permaneçam ocupado pelos manifestantes.

*Com informações das agências Estado e Brasil

Leia mais sobre: sem-teto

    Leia tudo sobre: sem-tetoocupações

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG