Seis casas desabam após chuva em São Paulo

Moradores conseguiram sair e ninguém ficou ferido. Segunda-feira foi o dia mais chuvoso de fevereiro

iG São Paulo |

Seis casas desabaram na Vila Guilherme, na zona norte da capital paulista, na noite de segunda-feira, após a forte chuva que atingiu a cidade. Segundo informações da Subprefeitura da Vila Maria, os moradores conseguiram sair antes das casas ruirem e não houve feridos.

Futura Press
Morador tenta resgatar objetos em meio aos destroços da casa que desabou

Técnicos da Defesa Civil Municipal e da Subprefeitura vistoriam o local nesta terça-feira. A área está isolada e, conforme a Defesa Civil, 16 casas foram interditadas por também correrem o risco de cair.

A segunda-feira foi o dia mais chuvoso de fevereiro , segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O órgão registrou a queda de 52,1mm de chuva, o equivale a 24% do total previsto para o mês.

Algumas áreas da zona norte ainda tiveram um acumulado mais de 100 vezes superior à média do município. A região do Jaçanã / Tremembé, por exemplo, teve chuva forte, atingindo índice de 130,8mm em 24h. Isto representa 60% da média para fevereiro, que é de 217mm.

Com 23 dias de chuvas, fevereiro acumulou 239mm, valor que ficou 10,1% acima da média para o mês. A região central concentrou a maior precipitação, com 275,9mm (27% acima da média). A zona sul foi a única que teve chuva pouco abaixo da média, com 204,5mm (94%).

A forte chuva de segunda-feira veio na sequência de um outro temporal que atingiu a capital na tarde de domingo e também provocou alagamentos e transtornos. O rio Tietê transbordou na altura das pontes Aricanduva e do Limão e, o rio Aricanduva, na altura da avenida Aricanduva com a avenida Itaquera, e o motorista precisou de muita paciência para voltar para a casa. Ao todo, a CGE contabilizou 50 pontos de alagamento, sendo 27 intransitáveis.

Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 15 pessoas foram resgatadas com os botes na região do Aricanduva. O desabamento de uma parede por causa das chuvas, na avenida Júlio Buono, 1.842, na Vila Gustavo, na zona norte, deixou uma pessoa ferida, que foi encaminhada ao pronto-socorro Jaçanã.

Semáforos inoperantes

Em razão da chuva, por volta das 8h, a cidade de São Paulo ainda tinha 51 semáforos com problemas, segundo o Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Do total, 21 estão apagados e 30 em amarelo piscante.

No começo da madrugada, o número chegou a 76. A CET afirma que 45 equipes trabalham, 24 horas por dia, para realizar a manutenção dos semáforos com problemas, além de monitorarem os principais cruzamentos da cidade em que os semáforos estão inoperantes.

Até janeiro de 2012, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pretende substituir um em cada seis semáforos de São Paulo por modelos mais resistentes e modernos. Para evitar que as lâmpadas queimem ao entrar em contato com a chuva, a CET pretende trocá-las por luzes do tipo LED.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: chuvadesabamentocasaszona norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG