Segundo estudo, 79% das vítimas de latrocínio são homens

De acordo com a Polícia Civil, maior parte dos roubos seguidos de morte ocorre durante a noite; em 2011, 48% dos casos foram esclarecidos

Fernanda Simas, iG São Paulo |

Reprodução / Polícia Civil
Gráficos mostram perfil de vítimas do latrocínio em São Paulo
A maioria dos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) no Estado de São Paulo ocorre durante a noite e tem como vítimas os homens. Segundo dados divulgados pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira, 79% das vítimas do crime são do sexo masculino.

De acordo com Luiz Fernando Lopes Teixeira, delegado da Delegacia de Repressão a Latrocínios e Chacinas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), entre os homens assassinados, 40% possuíam idade entre 36 e 55 anos.

Além disso, o diretor do DHPP, Jorge Carlos Carrasco, afirmou que a maior parte das mortes ocorre depois de roubo em residências (22%). “A pessoa se sente mais protegida em sua casa, que é, digamos, o seu castelo”, explicou ao ser questionado sobre a possibilidade de as vítimas reagirem mais quando são roubadas em suas residências. Em segundo lugar, estão as mortes seguidas do roubo de veículos (14%).

Criminosos

De cada 100 latrocínios ocorridos em 2011, 97 foram cometidos por homens, a maioria com idade entre 18 e 25 anos. Além disso, segundo Carrasco, dos 246 autores de latrocínio identificados no ano passado, 45% deles já possuíam antecedentes criminais e 27% são de outros Estados, ou seja, podem ter antecedentes. “A gente não tem um sistema nacional para verificar isso”, explicou o diretor do DHPP.

Casos esclarecidos

Em 2011, 308 casos de latrocínio foram registrados no Estado de São Paulo, e apenas 48% foram esclarecidos. “O DHPP entende que só se esclarece um latrocínio com a identificação dos autores e a prisão dos autores. 48% é um índice considerável”, justifica Carrasco.

Outros índices:

- Roubo de carro é o crime que mais cresce em São Paulo

- Estupros aumentam 11,5% em São Paulo

- Homicídios caem 3% e latrocínios saltam 20% em São Paulo em 2011

    Leia tudo sobre: latrocíniosdhppvítimasroubo seguido de mortesão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG