Secretaria promove atividades de prevenção de queda em idosos

Quedas podem ser fatais para idosos, mas medidas simples ajudam a evitá-las

iG São Paulo |

Começa nesta segunda-feira, 21, a Semana Mundial de Prevenção de Quedas das Pessoas Idosas. O evento acontece simultaneamente em diversas regiões de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde promove atividades como circuito de obstáculos e a demonstração de uma casa totalmente adaptada ao idoso.

Além de mostrar na prática como uma casa pode se tornar mais segura, a secretaria também quer identificar o perfil do idoso que sofre com quedas. Quem passar pelo local, além de responder a uma pesquisa, receberá uma cartilha de orientação com dicas para melhorar o equilíbrio. “É muito importante que os idosos se conscientizem sobre a importância de adotarem medidas preventivas simples para evitar quedas, que em alguns casos podem ser graves, levando a internações e também à morte”, diz Paulo Sérgio Pelegrino, diretor do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia.

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, mais de 31 mil brasileiros acima de 60 anos foram internados com complicações decorrentes de quedas . O número representa um universo de 30% da população idosa do País.

    Leia tudo sobre: quedaidosos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG