Secretaria de SP realiza ação de combate e prevenção às drogas

Quem for identificado com maior risco de dependência será orientados a procurar acompanhamento especializado

AE |

selo

A Secretaria de Saúde de São Paulo inicia amanhã uma ação para alertar a população sobre o risco do uso de drogas e cigarros.

Desenvolvida pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), a ação irá abordar pessoas em alguns pontos da capital paulista para tratar sobre o tema.

Serão distribuídos materiais informativos e haverá a aplicação de testes rápidos a fim de identificar o grau de dependência das pessoas em tabaco, álcool e drogas. Aquelas que forem identificadas com maior risco de dependência serão orientadas a procurar acompanhamento especializado em unidades de saúde.

Um dos testes utilizados será um questionário de padrão internacional para identificar rapidamente o perfil do uso de substâncias psicoativas. Os fumantes que aceitarem participar da ação serão submetidos ao exame de monoximetria, que mede o nível de monóxido de carbono expirado.

Segundo a diretora do Cratod, Marta Vaz, a prevenção é fundamental para minimizar os efeitos dessas substâncias na saúde e também na vida social e profissional das pessoas. "Muitas pessoas não têm noção do próprio grau de envolvimento com as substâncias psicoativas. É importante conscientizá-las e orientá-las", explica.

A ação do Cratod acontecerá amanhã em frente ao teatro Tuca. No dia 29 será na praça da República e, no dia 6 de outubro, na praça da Bandeira. Em todos os locais, a ação vai das 9 horas às 15 horas.

* Por Marília Lopes

    Leia tudo sobre: drogasprevençãoSão Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG