Não há informações sobre o estado de saúde dos dez pacientes que contraíram o vírus neste ano

Dez casos de dengue tipo 4 já foram confirmados no estado de São Paulo neste ano, informou nesta terça-feira a Secretaria de Saúde do Estado. Todos os casos foram registrados em municípios da região de São José do Rio de Preto, a 454 quilômetros (km) da capital.

A Secretaria de Saúde não indicou em quais cidades da região foram registrados cada caso da doença. Também não informou o estado de saúde dos dez pacientes que contraíram a dengue tipo 4 neste ano.

Dois dos dez casos foram registrados em São José do Rio Preto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.  Nesta segunda-feira foi confirmado o segundo caso da doença na cidade . Trata-se de uma mulher de 43 anos que teve os primeiros sintomas de dengue em março e já está curada, de acordo com a secretaria.

O outro caso registrado em São José do Rio Preto foi o primeiro em SP , segundo a Secretaria de Saúde do Estado, que divulgou a informação no dia 4 deste mês. A paciente, uma mulher de 31 anos, já está curada.

Mosquito Aedes aegypt
James Gathany/PHIL, Centers for Disease Control
Mosquito Aedes aegypt
A dengue tipo 4 é causada por um tipo diferente de vírus, mas tem os mesmos sintomas: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor nos olhos, indisposição geral, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e, em casos mais graves, sangramentos. O vetor transmissor da dengue tipo 4 é o mesmo do das outras formas da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, havia 28 anos esse vírus não circulava no Brasil. Os casos voltaral a ser registrados no País em Roraima, em 2010, com casos importados e autóctones (natural do local onde habita) como os verificados este ano.

O subtipo 4 não é mais grave que os outros. O problema é que, por ter ficado muitos anos fora de circulação, há mais pessoas suscetíveis.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.