São Paulo tem trânsito intenso na volta às aulas

A CET está realizando a Operação Volta Às Aulas - 2º Semestre nas proximidades de 129 escolas

iG São Paulo |

Agência Estado
CET faz operação para orientar motoristas e pais na volta às aulas em SP
O fim das férias escolares de meio de ano, nesta segunda-feira, provoca aumento de trânsito em São Paulo. No início da manhã, a capital chegou a registrar mais 100 quilômetros de congestionamento. Às 10h30, já havia uma melhora considerável no fluxo de veículos e a capital registrava 49 quilômetros de vias congestionadas. O pior trecho é na zona sul com 20 quilômentros. Confira o trânsito em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte.

Agência Estado
Trânsito congestionado na Avenida Cupecê, na zona sul, no primeiro dia útil após a inauguração do corredor de ônibus Diadema-SP (Morumbi/Berrini)
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou a "Operação Volta às Aulas - 2º Semestre" nas proximidades de 129 escolas particulares e públicas, entre municipais e estaduais. A operação já foi adotada no primeiro semestre e visa orientar, ordenar e fiscalizar o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.

A operação, que conta com 252 operadores de tráfego da CET e funcionários de escolas, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres.

Nesta segunda-feira também começou a valer em São Paulo novas restrições de circulação de veículos nas marginais Tietê e Pinheiros que devem melhorar o tráfego nesses pontos da capital. O trânsito de caminhões na Marginal do Pinheiros e nas avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho estará proibido. Já as motocicletas serão impedidas de circular na pista expressa da Marginal do Tietê. De acordo com o secretário Municipal de Transportes, a Prefeitura espera melhora de 15% no congestionamento .

Rio de Janeiro

Após o pico da manhã do retorno às aulas, o tráfego melhorou em várias vias do Rio de Janeiro. A situação está mais tranquila na Ponte Rio-Niterói, para quem tenta acessar a capital fluminense, na praça do pedágio, no vão central e na reta do cais. Na Linha Amarela o trânsito continua intenso, mas os veículos trafegam com mais velocidade no sentido Centro. O panorama também é melhor na rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro, onde mais cedo havia retenções nos municípios de Nova Iguaçu até Belford Roxo.

Na avenida Brasil ainda é grande a movimentação de veículos sentido Centro, mas o motorista encontra melhores condições em Parada de Lucas até a Penha, com alguma retenção em Manguinhos e no Caju. Na Lagoa há pontos de lentidão na rua Jardim Botânico, na altura do Parque Lage, sentido Gávea, e na Mário Ribeiro, sentido Lagoa, para quem passa pela Praça Sibélius. Fluxo bom na avenida Borges de Medeiros até o túnel Rebouças.

    Leia tudo sobre: trânsitovolta às aulas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG