São Paulo tem plantão para testes de HIV

No total, 687 postos de saúde fazem mutirão de testes gratuitos para detecção do vírus da Aids

AE |

selo

A Secretaria da Saúde de São Paulo mobilizou 687 unidades de saúde em todo o Estado que farão plantão neste fim de semana para a realização de testes gratuitos para detecção do HIV. A iniciativa faz parte da campanha "Fique Sabendo", que tem o objetivo de incentivar a realização dos exames e combater o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids.

Cerca de 100 mil exames devem ser realizados gratuitamente no Estado até o próximo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Desse total de exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e o atendimento é individual.

Dos 100 mil kits para exames disponibilizados para a campanha, 25 mil são para testes rápidos. Esses exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Assim, quem tiver o vírus detectado pode ser encaminhado imediatamente para acompanhamento médico.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

A secretaria informou que 40 mil profissionais de saúde estão envolvidos na iniciativa. O atendimento a quem fizer os exames será sempre individual e o sigilo sobre os resultados é garantido.

A Secretaria de Saúde de São Paulo, em parceria com o Hospital Emílio Ribas, também vai distribuir 60 mil camisinhas em 13 casas noturnas da capital paulista durante este fim de semana e também no próximo. Ainda serão afixados cartazes em banheiros desses locais com o objetivo de conscientizar os jovens quanto ao uso dos preservativos nas relações sexuais.

Nos intervalos dos jogos das últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro de futebol serão exibidas, nos estádios de São Paulo, faixas com alertas para a prevenção a Aids.

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O serviço funcionará em horário especial, das 7 às 19 horas, diariamente, neste período de mobilização.

(Com informações da Agência Estado e Agência Brasil)

    Leia tudo sobre: hivaidssaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG