No Mirante de Santana, zona norte, os termômetros marcaram 14,5ºC. Desde janeiro de 1985 não era registrado índice tão baixo na capital, diz Inmet

Manhã fria em São Paulo, nesta segunda-feira. Na foto, região da Praça da Sé no centro
AE
Manhã fria em São Paulo, nesta segunda-feira. Na foto, região da Praça da Sé no centro
A capital paulista registrou nesta madrugada a menor temperatura de 2012. No Mirante de Santana, na zona norte da cidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou a temperatura de 14,5ºC. Segundo o órgão, desde 10 de janeiro de 1985, quando os termômetros apontaram 14,4ºC não era registrado uma temperatura tão baixa.

Veja a previsão de tempo para São Paulo

No sábado passado (28) foi o registrado o recorde anterior o de 14,7ºC. Na zona sul da cidade, a temperatura mínima nesta segunda-feira foi de 13ºC no ponto de medição da USP, na região do Zoológico. O recorde de frio anterior neste local era de 13,4ºC na madrugada do domingo, 29 de janeiro.

Trânsito em escolas e faculdades: São Paulo inicia operação de volta às aulas

O friozinho atípico para janeiro é sentido também no litoral e pelo interior paulista. A temperatura nesta madrugada ficou em torno dos 14ºC em cidades como Itapira, Iperó e Piracicaba. A região de Campinas teve até 13ºC. Barra do Turvo, no sul do Estado, registrou 11,8ºC e São Luis do Paraitinga, 11,3ºC. Em Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, a temperatura baixou para 7ºC. 

Em Ribeirão Preto, o aeroporto local registrou até 17ºC nesta segunda-feira e nos últimos 15 dias, a temperatura na madrugada não baixou dos 20ºC. No litoral, o dia amanheceu com temperatura em torno dos 16ºC em Iguape e no Guarujá. De acordo com a Climatempo, o resfriamento foi provocado pela entrada do ar polar sobre São Paulo, mas que chegou ao centro-sul do Brasil com força acima do normal para o verão.

*com AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.