São Paulo estuda mais restrição a caminhão na zona sul

Tráfego na zona sul aumentou após a proibição de veículos pesados na Marginal Pinheiros e avenidas como a Bandeirantes

AE |

selo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está analisando e monitorando o tráfego de caminhões na região sul de São Paulo por conta do aumento da circulação após a proibição aos veículos pesados na Marginal do Pinheiros e nas Avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho, no último dia 2 de setembro.

As restrições aos caminhões valem do período das 5 às 21 horas. De acordo com a CET, dados mostram que aumentou a movimentação desse tipo de veículo após o período de restrição. Segundo o órgão, se houver a necessidade, o número de vias com restrições aos caminhões na região poderá ser ampliado.

A CET informou também que está monitorando as avenidas Giovanni Gronchi, Morumbi, Eliseu de Almeida e Francisco Morato para avaliar o impacto da restrição. Ainda não há previsão para o término do estudo, segundo a CET.

Para atingir o objetivo de diminuir o número de veículos pesados que usam as vias da cidade apenas como passagem, a prefeitura vem analisando com o Governo do Estado o transporte de carga. Com base nesse levantamento será decidido se o tráfego de caminhões também será restrito nas avenidas do Estado e Salim Farah Maluf e na Marginal do Tietê, após a inauguração da Avenida Jacu Pêssego.

Medições realizadas pela CET, comparando a fluidez dos dias 2, 3, 8 e 9 de setembro de 2010 com o mesmo período no ano passado, mostra que a lentidão média na Avenida dos Bandeirantes foi 84% menor (caiu de 3 km em 2009 para 0,5 km este ano) e na Marginal Pinheiros, 42% menor (caiu de 5,5 km para 3,2 km).

Os efeitos dessa restrição foram sentidos também na Marginal do Tietê, que apresentou uma lentidão 62% menor (caiu de 10,7 km para 4,1 km). Em toda a cidade, a análise das medições mostra que a lentidão média diária caiu 32% de 2009 para 2010 (de 83 km para 56 km).

    Leia tudo sobre: caminhõesmarginal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG