São Paulo entra em estado de atenção devido ao ar seco

Chuvas devem retornar apenas a partir do início da segunda semana de setembro

iG São Paulo |

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção por volta das 15 horas desta terça-feira por conta da baixa umidade do ar, que chegou a 28%, segundo a Defesa Civil municipal. Segundo previsão da equipe de meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), nos próximos dias não há expectativa de mudança significativa das condições atmosféricas na capital paulista. As chuvas devem retornar apenas a partir do início da segunda semana de setembro, de acordo com o CGE.

No interior do Estado os dias continuam bastante secos. A cidade de Presidente Prudente ficou com índide de umidade em apenas 9% , já considerado de emergência, segundo José Felipe Farias, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Não chove em Presidente Prudente desde o dia 17 de julho e não há chuva prevista até o dia 8 de setembro.

No Rio de Janeiro a previsão é de uma terça-feira de sol e bastante calor, com máxima que pode chegar aos 36ºC. Em Minas Gerais o dia fica claro e com névoa seca. Na capital mineira, Belo Horizonte, máxima de 30ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região Centro-Oeste há possibilidade de chuvas isoladas apenas no noroeste e oeste do Mato Grosso do Sul. Em Brasília a umidade fica entre 55% e 25%. As temperaturas oscilam entre 18ºC e 30ºC. Em Goiânia (GO), a umidade pode chegar a apenas 20%. Em Cuiabá (MT) faz sol forte e a máxima pode chegar aos 39ºC.

A maior parte da região Norte do País deve ter uma terça-feira de sol e com poucas nuvens. Em Palmas (TO) temperatura pode atingir os 38ºC e a umidade do ar fica entre 45% e 25%. Na região Nordeste também faz calor e pode chover nas regiões litorâneas dos Estados. Maceió (AL) fica parcialmente nublado e tem chuva fraca. os termômetros variam entre 20ºC e 27ºC.

* com informações da AE

    Leia tudo sobre: umidadear secosão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG