Santuário de Aparecida recebe milhares de fiéis neste feriado

Romeiros participam de missas e homenagens no dia de Nossa Senhora Aparecida. Todos os 165 hotéis da cidade estão lotados

iG São Paulo |

Milhares de fiéis se reúnem nesta terça-feira no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior paulista, para comemorar o dia da Padroeira do Brasil. Desde sexta-feira, o movimento é grande na cidade de Aparecida.

AE
Padre celebra missa, nesta terça-feira, no Santuário de Aparecida

De acordo com a Secretaria de Turismo municipal, todos os 165 hotéis e pousadas estão lotados e a expectativa é que, até o final do dia, pelo menos 165 mil romeiros passem pelo local. Às 18h30 está previsto um show com a presença do padre Fábio de Mello e, às 20h30, um show pirotécnico.

Os principais eventos da festa são transmitidos por meio de um pool de emissoras católicas, formado pelas tevês Aparecida, Canção Nova e Rede Vida e pela Rede Católica de Rádio e Rádio Aparecida.

Novidades

Uma das novidades em Aparecida este ano é o Jardim Norte, um espaço com 3.825 metros quadrados que abriga canteiros e árvores - como os ipês branco e amarelo -, além de duas fontes de água e bancos para o descanso dos romeiros, com vista privilegiada para a Basílica. "A grande preocupação é criar espaços que proporcionem o convívio agradável", explicou o prefeito do Santuário, padre Rodrigo Arnuso.

Outra inovação, em vigor desde o dia 4, é o envio de agradecimentos e pedidos de orações por meio de SMS (serviço de mensagens via celular), ao custo de R$ 0,31 mais impostos. Para o serviço de vela virtual, envie um SMS com a palavra VELA para o número 50065. Para deixar um testemunho da sala das promessas, envie um SMS para o mesmo número iniciando com a palavra SNA.

O santuário também lançou uma campanha para que os fiéis coloquem bandeiras brancas ou azuis em suas janelas para manifestar a fé em Nossa Senhora. O padre Cláudio Alves de Macedo, administrador do Santuário, diz que caso o fiel não tenha bandeiras nas cores sugeridas, coloque uma bandeira do Brasil.

Os principais eventos da festa serão transmitidos por meio de um pool de emissoras católicas, formado pelas tevês Aparecida, Canção Nova e Rede Vida e pela Rede Católica de Rádio e Rádio Aparecida.

Acesso

A rodovia Presidente Dutra, um dos principais acessos à cidade, que fica a 180 quilômetros de São Paulo, montou um esquema especial de trânsito para facilitar a movimentação dos fiéis e evitar congestionamentos. A previsão é que os romeiros comecem a deixar o santuário por volta das 15h.

Conforme a concessionária Nova Dutra, ônibus e caminhões devem utilizar o acesso do quilômetro 74; já carros e vans devem pegar o acesso do km 71.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: nossa senhora aparecidaferiadoreligião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG