Saiba o que funciona no feriado da Revolução Constitucionalista

Bancos e repartições públicas fecham nesta sexta-feira no Estado de São Paulo

iG São Paulo |

O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 abrange somente o Estado de São Paulo, mas altera o funcionamento de diversos serviços regionais. Veja o que funciona:

Saúde

Os hospitais e unidades de saúde estaduais funcionam em esquema de plantão. O funcionamento dos hospitais, pronto-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) não terão seus horários alterados. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as AMAs Especialidades, que trabalham com agendamento de consultas, reabrirão na segunda-feira (12).

A Fundação Pró Sangue funciona no dia 9 no posto das Clínicas, das 8 às 18 horas. Os postos do Dante Pazzanese e de Osasco ficarão fechados nesta sexta. No sábado, todos funcionam normalmente, das 8h às 16h. Para obter mais informações, o telefone gratuito da Pró-Sangue é 0800-550300.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) avisa que os bancos estarão fechados para atendimento ao público em todo o Estado de São Paulo na esta sexta-feira. A federação informa que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 09 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, 12 de julho, sem incidência de multa.
Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. A Febraban lembra que é possível agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagar as que têm código de barras nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento ou, ainda, nos correspondentes não bancários, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.

Transportes

Os trens do Metrô e da CPTM e os ônibus da EMTU terão esquema diferenciado de operação neste feriado prolongado, a partir desta sexta-feira, 9.

Metrô

Para atender as pessoas que deixarem a cidade, nesta quinta-feira, 8, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite. Na sexta-feira, 9, a operação seguirá os padrões de um típico domingo. No sábado, 10, e domingo, 11, o Metrô operará normalmente, sem alterações.

Para atender aos usuários que retornam à cidade após o feriado, o Metrô antecipará a operação comercial das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha na segunda-feira, 12. As Linhas 1 e 3 começarão a atender às 4 horas; e a Linha 2, às 4h30. A Linha 5-Lilás abrirá as estações no horário habitual, ou seja, às 4h40.

CPTM

Na sexta-feira, 9, e domingo, 11, a operação será semelhante a um domingo típico. Nesses dias, ocasião em que ocorre queda na demanda, haverá execução de serviços de substituição de trilhos e componentes da via, além de manutenção de rede aérea e sinalização. A CPTM manterá trens em prontidão, que poderão ser inseridos na operação em caso de necessidade.

No sábado, 10, por conta de um show gospel nas imediações da Estação da Luz, das 15 às 20 horas, as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, também serão mantidos trens em prontidão, em caso de significativo aumento da demanda. As equipes de segurança terão reforço nas estações Luz, Brás e Palmeiras-Barra Funda.

EMTU/SP

No feriado de sexta-feira,9, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP na Grande São Paulo trabalhará com, em média, 50% das viagens programadas para os dias úteis, mesmo número de viagens do domingo, 11. No sábado, 10, e domingo, 11, os ônibus operam sem alterações.

Procon

Os postos do Procon-SP não funcionam na sexta-feira, nem mesmo por atendimento telefônico. No sábado, 10, eles voltam a funcionar nos horários de costume.

O atendimento pessoal do Procon-SP é feito normalmente das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (Encosta Norte, Jova Rural, Jaraguá, Capão Redondo, Jardim São Luís e Imigrantes) acontece de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.

Poupatempo

Os postos Poupatempo (fixos e móveis) que atendem na Capital, Grande São Paulo e Interior e o Disque Poupatempo, não funcionarão na sexta-feira, 9, feriado estadual em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.

No sábado, 10, todos os postos e o serviço de teleatendimento voltarão a atender normalmente, em seus horários habituais.

Os endereços dos postos fixos, os roteiros das unidades móveis e todos os horários de funcionamento podem ser consultados no site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou por meio do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 - ligação gratuita.

Na capital, as repartições públicas funcionarão no seguinte esquema:

Mercados municipais:

Abrirão nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Vila Formosa e Central Leste das 7h às 13h; Teotônio Vilela das 7h às 19h; Pirituba e da Lapa, das 7h às 14h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 14h e de São Miguel das 8h às 16h. O mercado municipal de Pinheiros não funcionará.
Permanecem abertos nos horários habituais os sacolões: Santo Amaro, Brigadeiro, Butantã, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno, Avanhandava, Bela Vista. Os sacolões São Miguel e Cidade Tiradentes funcionarão das 8h às 14h; Cohab Adventista das 7h às 13h; Freguesia do Ó das 7h às 15h e Lapa das 7h às 14h.

Assistência Social
Os serviços de emergência e acolhida continuarão seus atendimentos ininterruptamente. Permanecem abertos os abrigos e Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) e Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs).
Não funcionam o Centro de Referência de Cidadania do Idoso (CRECI), Loja Social, Restaurante-Escola, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenaria de Assistência Social (CAS) e Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS).

Educação

Não haverá aula nas creches e escolas municipais. Os CEUs terão programações culturais e esportivas durante todo o dia, inclusive no final de semana.

Esportes

Os equipamentos esportivos abrirão em sistema de plantão durante o feriado. Não haverá aulas e atividades diárias com os professores e treinadores, mas os espaços ficarão abertos, inclusive no fim de semana.

Subprefeituras

Não haverá atendimento nas praças das subprefeituras. As atividades retornam normalmente na segunda-feira.

Trabalho

O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), CAT Móvel e São Paulo Confia permanecerão fechados durante o feriado.

Cultura
As bibliotecas de bairro e os Ônibus Bibliotecas não funcionarão neste feriado. Os teatros Artur Azevedo, Cacilda Becker, João Caetano e Paulo Eiró abrem normalmente assim como o Monumento a Independência e o Museu do Teatro Municipal.

A Galeria Olido segue sua programação com Oficina ABC Dança às 10h; Aulas de dança de salão às 15h e às 19h; sessões de cinema da 'Mostra Rock Cinema Clube' e espetáculo do ABC Dança às 20h.
Funcionam normalmente a Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, do Grito e do Tatuapé. Os centros culturais São Paulo e da Juventude também terão funcionamento normal.

Verde e Meio Ambiente
Todos os parques da cidade estarão abertos à população.

Museus

Abrirão normalmente os seguintes museus:

- Museu da Língua Portuguesa
- Casa das Rosas
- Catavento
- Museu do Futebol
- Museu da Imagem e do Som
- Paço das Artes
- Museu do Café
- Museu da Arte Sacra
- MCB
- Pinacoteca do Estado
- Memorial do Imigrante
- Museu Afro Brasil

Bibliote de São Paulo - sexta-feira, 9 de julho, a Biblioteca de São Paulo traz Futebol, política e cachaça para o centro de um bate-papo com os jornalistas Anselmo Massad e Mouzar Benedito. A relação entre os três assuntos será debatida com bom humor pelos jornalistas, que contam causos e histórias de jogadores de futebol e políticos com a cachaça.

O evento é gratuito e começa às 19h. Vale lembrar que a entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Futebol, política e cachaça

Dia 9 de julho, às 19h

Parque da Juventude

Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana - São Paulo (SP)

Tel.: (11) 2089-0800

Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br

Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Teatro e dança

Estreia dia 9 de julho de 2010, no Teatro de Dança, o espetáculo coreográfico DAN (devir ancestral), da encenadora, coreógrafa, performer e atriz Maura Baiocchi, diretora e fundadora da Taanteatro Companhia, sediada em São Paulo desde 1991. O espetáculo fica em cartaz até o dia 11 de julho.

Serviço

Dan (devir ancestral)

9 a 11 de julho

Sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às 18h, 60 minutos, 12 anos

Teatro de Dança

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP

Email: info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia)

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br

Conservatório de Tatuí

Não há atividades pedagógicas no Conservatório de Tatuí por conta das férias escolares. Porém, será realizado o Painel Instrumental, com oficinas, shows e workshops. No dia 9 de julho, sexta-feira, ocorrerá show da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí com o pianista Laércio de Freitas.

Painel Instrumental

Até 10 de julho

Informações: 15 3205-8444

www.conservatoriodetatui.org.br

Museu Casa de Portinari - abrirá normalmente

Local: Praça Candido Portinari, em frente ao Museu Casa de Portinari - Brodowski - SP

Horário: das 09h às 12h; e das 14h às 17h

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato   - abrirá normalmente

    Leia tudo sobre: feriado9 de julhoferiadoabrefecha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG