Policiais vão ver jogo da Copa e menores invadem delegacia

Adolescentes pegaram armas, mas foram surpreendidos por PMs que tinham ido ao DP registrar uma ocorrência

iG São Paulo |

Três menores aproveitaram a estreia do Brasil na Copa do Mundo, na tarde de terça-feira, e a tranquilidade que dominava nas ruas da cidade de Itu, no interior de São Paulo, para praticar um furto ousado contra o 4º Distrito Policial local.

Segundo informações da polícia, por volta das 17h, durante o 2º tempo do jogo, os três adolescentes, dois de 15 e um de 16 anos, pularam o muro da delegacia localizada na esquina da rua Osasco com a avenida da Paz Universal, no bairro de Cidade Nova. Eles arrombaram uma das janelas e conseguiram entrar no distrito policial.

De acordo com o delegado Régis Campos Vieira, os jovens usaram duas barras de ferro para conseguir abrir um cofre de aço. "Eles pegaram algumas armas velhas, até de brinquedo, que tinham sido apreendidas, e três revólveres", afirma.

O Decreto Estadual nº 55.848, de 24 de maio, determina que, por conta do jogo da seleção, as repartições públicas teriam as atividades encerradas às 14h na terça-feira. Conforme o delegado, todas as delegacias da cidade fecharam as portas e apenas o plantão central estava funcionando.

Policiais Militares da 5ª Companhia do 50º Batalhão do Interior (BPM/I) passaram em frente à delegacia na tentativa de ver se ela estava aberta para que registrassem um Boletim de Ocorrência (BO). "Como estava tudo fechado, eles deram um toque de sirene. Assustados, os adolescentes pularam o muro para fugir do local", afirma o delegado. Neste momento, eles foram detidos pela polícia. As armas também foram recuperadas.

Vieira afirma que os adolescentes são do próprio bairro e não tinham passagem pela polícia. "Eles disseram que aproveitaram o jogo para invandir o local porque queriam as armas para vender". 

Criminalidade

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, em 2009, o número de furtos e roubos aumentou na cidade de Itu em comparação a 2008. Em 2009, foram contabilizados 2.160 furtos e 400 roubos contra 2.036 e 366, respectivamente, no ano anterior. Comparando os dois anos, apenas os homicídios dolosos registraram queda no município. Em 2009, 16 pessoas foram assassinadas contra 19 de 2008.

Caso em Salto

Não é a primeira vez que uma delegacia no interior de São Paulo é invadida. Em maio, u m distrito policial do município de Salto foi invadido . Na mesma delegacia, dias antes, uma mulher foi assaltada dentro do DP , após ter ido ao local para registrar um boletim de ocorrência. Os delegados foram transferidos após o roubo e invasão.


    Leia tudo sobre: delegacia arrombadaitucopa do mundo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG