Polícia prende em São Paulo suspeito de aliciar travestis no Pará

Esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual no centro de São Paulo foi descoberto em 2 de fevereiro deste ano

AE |

selo

A polícia prendeu nesta quinta-feira um dos acusados de pertencer a um esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual no centro de São Paulo , descoberto em 2 de fevereiro deste ano. O preso, Edio Wagner Cardoso, aliciava rapazes em Belém do Pará e trazia para São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

O esquema foi descoberto em fevereiro, quando a polícia procurava um garoto de 17 anos que saiu da casa dos pais em Belém, em dezembro. Os policiais encontraram duas pensões com 85 travestis, a maioria do Pará, que estavam presos por meio de dívidas.

Os pais do jovem suspeitavam que o filho tinha viajado a São Paulo e acionaram o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que localizou o garoto em uma pensão no Cambuci, na rua Hermínio Lemos. Lá, os policiais souberam de uma segunda pensão que faria parte do esquema, na rua Cruzeiro do sul, no Bom Retiro, e foram ao local. Um livro de contabilidade e porções de maconha foram apreendidos.

Todos os travestis foram levados ao DHPP. Segundo o delegado divisionário de proteção à pessoa, Joaquim Dias Alves, cerca de 90% deles eram do Estado do Pará e estavam presos aos aliciadores por meio de dívidas. "Eles trazem as pessoas para São Paulo, as enfiam numa casa precária e controlam seu ir e vir", disse.

De acordo com depoimentos colhidos pelo delegado na época, a gerente do esquema, conhecida por Telma, retinha as certidões de nascimento dos travestis e castigava fisicamente quem desobedecesse as regras da pensão. Numa situação análoga ao trabalho escravo, quem tinha dívidas era impedido de ir embora.

Futurapress
No começo de fevereiro, a polícia encontrou duas pensões com mais de 70 travestis. Entre eles seis adolescentes

    Leia tudo sobre: travestissão pauloexploração sexual

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG