Polícia abre inquérito para apurar amputação de mão de bebê em SP

Bebê teve a mão amputada após passar por uma cirurgia no abdôme na cidade de Ourinhos

iG São Paulo |

A Polícia Civil de Ourinhos, no interior de São Paulo, abriu inquérito nesta quinta-feira para apurar uma denúncia feita na terça-feira por Daniel Henrique da Cruz Almeida, pai de um menino de aproximadamente 40 dias, que teve a mão amputada após ser internado para fazer uma cirurgia no abdôme na Santa Casa de Misericórdia da cidade.

De acordo com o pai, o filho, nascido em 5 de julho, foi transferido de um hospital de Tupã para a Santa Casa de Ourinhos sete dias após o nascimento. Lá, ele passou por uma cirurgia para descolar o pâncreas do estômago. Após a cirurgia, segundo a família do menino, foi percebida uma queimadura no lado direito do peito que poderia ter sido provocada pelo aparelho usado durante a operação. Alguns dias depois, a família disse que o dedo da mão da criança começou a ficar preto e a amputação da mão foi necessária.

"Disseram que era um problema de má circulação, mas depois eu soube que a mão foi amputada", disse o pai. "Nosso filho entrou para a cirurgia perfeito e saiu com uma lesão", desabafou.

As causas da amputação não foram explicadas. "Falaram até em trombose, mas soube depois que teria ocorrido um problema com o bisturi elétrico durante a cirurgia e uma descarga atingiu meu filho, mas o hospital não explicou nada. Eu e minha mulher queremos saber a verdade."

A delegada Ana Rute de Castro Bertolaso, que cuida do caso, informou que nesta quarta-feira foi realizado um exame de corpo de delito na criança e foi solicitada a ficha clínica do hospital para saber o que aconteceu nesse período. Os peritos já tiraram fotos do bebê e devem entregar o laudo amanhã. "Vamos apurar uma possível lesão corporal culposa e tentar estabelecer se houve erro profissional", disse a delegada. Médicos e funcionários serão ouvidos. A delegada espera concluir o inquérito antes do prazo legal de 30 dias.

Em nota, a Associação da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos disse que o menino foi internado no hospital com uma "patologia complexa e de risco". Ainda segundo o hospital, "devido a motivos, os quais ainda estão sendo apurados através de Sindicância Aberta, o mesmo veio a sofrer lesão em sua mão direita durante o atendimento".

Com AE

    Leia tudo sobre: ourinhobebêmão amputadacriançasanta casa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG