PM cumpre reintegração de posse em prédio invadido no centro

Cerca de 400 pessoas moram no edifício abandonado no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, em São Paulo. Famílias moram há 4 meses no local

iG São Paulo |

AE
Moradores deixam prédio e carregam pertences após entrada da PM, no centro de São Paulo
A Polícia Militar cumpre nesta manhã uma ordem judicial de reintegração de posse em um prédio invadido entre as avenidas Ipiranga e São João, no centro de São Paulo. Após o aviso da decisão, cerca de 230 famílias, que vivem há 4 meses no local, iniciaram uma manifestação. A ação policial teve incício às 8h30. As informações são da Polícia Militar. 

Pinheirinho: Morador está desaparecido após reintegração de posse, diz advogado

Agentes do 7º batalhão estavam concentrados na praça da República, também no centro da capital, para o cumprimento da decisão judicial. Antes da operação, 80 moradores estavam no entorno realizando protesto com caixas de som.

Segundo a PM, a ação é pacífica e não foi necessária a presença da Tropa de Choque no local. Por volta das 9h10, alguns moradores já eram vistos deixando o prédio e colocando todos os seus pertences em caminhões da prefeitura e na calçada da avenida.

Após a invasão, as moradias foram improvidas e separadas por placas de madeira. Há estimativa de que 400 pessoas estão morando no edifício. A reintegração estava marcada para 13 de janeiro e foi prorrogada em 20 dias.

Barracas na rua

As famílias que estão sendo despejadas estão montando barracas na região, segundo o presidente do movimento Frente de Luta por Moradia, Osmar Borges. "As famílias saíram do prédio e agora entram individualmente com oficial de justiça para fazer o arrolamento dos bens para dar início a retirada", explica.

Segundo ele, um outro grupo de moradores começa a montar barracas próximo ao prédio, na avenida São João em frente à Galeria Olido. "As famílias vão ficar acampadas ali até a prefeitura apresentar uma solução aos moradores", confirma Osmar. "Representantes da prefeitura só vieram aqui e fizeram o cadastro."

Veja galeria de imagens da reintegração de posse:

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG