Plano de trocar quarteirão por creches é barrado em SP

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico abriu processo de tombamento de área na zona sul da cidade

AE |

selo

O plano do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), de trocar um quarteirão de 20 mil metros quadrados no Itaim-Bibi por creches vai ter de esperar. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) abriu processo de tombamento da área na zona sul da cidade. Enquanto seus estudos não forem concluídos, nenhuma modificação poderá ser feita.

A decisão indica que o conjunto é importante e deve ser preservado enquanto um relatório final sobre tombamento é produzido. Não há prazo para conclusão dos estudos, mas há expectativa de que leve pelo menos um ano - cada um dos oito equipamentos públicos que funcionam ali será avaliado separadamente.

Com isso, fica praticamente inviável o projeto de Kassab de trocar o terreno - avaliado pelos técnicos em R$ 230 milhões - por 200 creches.

A Prefeitura diz que não foi notificada da decisão, mas que os trâmites burocráticos vão continuar. Ainda há planos de se trocar dois outros imóveis municipais por creches, mas o total de unidades não deverá ser suficiente para cumprir a promessa de zerar o déficit na rede. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: NACIONALGERAL

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG