Piracicaba, na contramão do Estado, tem aumento de homicídios

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública mostram que o estado teve uma queda de 19% nos homicídios

Fernanda Simas, iG São Paulo |

A cidade de Piracicaba, ao contrário do resto do estado de São Paulo, registrou um aumento do número de homicídios. Só nos primeiros três meses de 2011, 12 pessoas foram mortas intencionalmente. Em 2010, já houve aumento na taxa. Foram 33 casos contra 18 em 2009.

O coronel Alvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, afirma que o caso é preocupante e que investigações estão sendo feitas. “Desde o começo deste ano, estamos estudando e trabalhando junto com a polícia civil da região para levantar o porquê do aumento. Às vezes é uma quadrilha agindo na cidade.”

O homicídio doloso, crime contra a vida, é o que mais preocupa a Polícia Militar. Segundo o coronel Camilo, na maioria das vezes o crime acontece com o uso de arma de fogo e tem como causas principais a droga e o álcool. “A pessoa vai para um bar, bebe e acaba em uma briga ou comete um crime doméstico, mata a mulher, por exemplo”.

Por essa razão, a polícia militar age em três frentes de combate: combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, operações pontuais (como a direção segura, que pune a pessoa que estiver dirigindo embriagada) e ação de abordagem, com o intuito de tirar as armas de circulação. De janeiro a março deste ano, já foram apreendidas três mil armas. Em 2010, foram 12.388.

Estado teve queda de homicídios

No primeiro trimestre deste ano, o número de homicídios dolosos no estado de São Paulo diminuiu 18,95%, sendo registrados 9,52 casos por 100 mil habitantes. Para o coronel Camilo, isso se deve ao aumento da polícia ostensiva na rua, através de rondas. Para os próximos meses, a meta é “manter o controle das taxas”, ou seja, diminuir ainda mais as taxas ou deixá-las estáveis.

    Leia tudo sobre: homicídiosPiracicabaSão Paulocrimeaumento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG