Pinheiros lidera ranking de roubos a condomínios

Bairro é seguido por Vila Mariana e Morumbi na pesquisa da criminalidade na capital paulista

iG São Paulo |

Uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo sobre roubos a condomínios mostra que os bairros de Pinheiros (1º lugar), Vila Mariana (2º) e Morumbi (3º) lideram o ranking na capital paulista. Além disso, os bandidos mais armados e organizados concentram-se na capital. Eles usam fuzis, submetralhadoras e preferem atuar na quarta-feira, dia que concentra 19,96% dos registros.

Responsável pelo trabalho, a Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) analisou 317 casos registrados no Estado de São Paulo de 2005 a 2009. A explicação para a concentração dos roubos nas zonas oeste e sul da capital e em cidades como Campinas e Sorocaba é fácil para a polícia. "O ladrão vai onde o dinheiro está", disse o delegado Antonio Carlos Heib, da Delegacia Especializada em Combate a Roubos e Condomínios do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).

A proliferação desse tipo de crime levou o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, a criar, em setembro de 2009, uma delegacia especializada nesse delito. Depois disso, 14 (66,6%) dos 21 casos de arrastão investigados foram esclarecidos. Muitos dos ladrões de condomínio atuais são velhos conhecidos do delegado Heib, gente que ele buscava quando trabalhava na Divisão Antissequestro. "São bandidos perigosos", afirma.

A pesquisa mostra que, de 2005 a 2009, 313 criminosos foram acusados desse crime no Estado - a maioria é branca (40,4%) e tem o ensino fundamental completo (32%). Em 32,2% dos casos, os ladrões agiram encapuzados e em 74,8% deles, os criminosos tinham armas de pequeno porte.

    Leia tudo sobre: roubocondomíniosPinheirossão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG