Pela primeira vez, as cinco praias de S. Vicente estão limpas

Desde 1975, essa é a primeira vez que toda a orla da Baixada Santista registra nenhum risco de contaminação no banho de mar

AE |

selo

As cinco praias de São Vicente, no litoral sul paulista, ganharam bandeira verde da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Getty Images
Vista aérea de São Vicente (SP) em foto de 28/10/2010
É a primeira vez desde 1975, quando começaram as medições, que toda a orla da cidade da Baixada Santista registra balneabilidade e nenhum risco de contaminação no banho de mar. Até o Parque Prainha, faixa de areia rodeada por ocupações e que permaneceu imprópria para banho durante 20 anos seguidos, entre 1988 e 2008, ganhou bandeira verde. 

Considerada a praia mais suja do Brasil em 2007 em ranking de ambientalistas e ONGs, a Praia do Gonzaguinha, com 800 metros, também está própria para banho. A mudança pode ser observada na cor da água. Na Praia do Itararé, uma das mais frequentadas do litoral brasileiro, o mar fica muitas vezes azul, principalmente em dias de sol. Também estão com águas próprias as Praias da Divisa e da Ilha Porchat, onde é possível ver até tartarugas-marinhas. 

As remoções de moradores em áreas de risco sem esgoto e obras de saneamento básico são os responsáveis pela mudança, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas. "O programa Onda Limpa fez investimento de mais de R$ 1 bilhão em saneamento básico", afirmou o secretário.

    Leia tudo sobre: são vicentepraiascetesbbaixada santista

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG