Padres ajudam São Paulo a conter tuberculose

A Vigilância Sanitária da Subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, pediu ajuda de padres da região para entrar nas favelas e orientar a população sobre a tuberculose.

Agência Estado |

Os motivos, segundo os párocos, são a dificuldade em acessar as comunidades e o número de pessoas infectadas pela doença, que teria crescido neste ano na Favela do Tijuco Preto, que tem cerca cinco mil moradores.

Desde 2007, o número de casos novos tem subido na capital. Saiu de 5.668 notificações em 2007 para 5.836 em 2009, alta de 2,96% no período. Nos quatro primeiros meses do ano, a vigilância contabilizou 120 pessoas doentes na subprefeitura do Itaim. O número está perto da metade dos casos de todo o ano passado na área (304).

Esse dado foi obtido pelo padre Marcus Fernando da Silva Santos, na quinta-feira, em telefonema acompanhado pela reportagem do Jornal da Tarde. A informação foi fornecida por uma responsável da Vigilância Sanitária da Subprefeitura do Itaim Paulista. A estimativa é que só na Tijuco Preto pelo menos 50 pessoas estejam doentes.

“A vigilância sanitária pediu nossa ajuda para entrar nas comunidades. Há uma preocupação com o aumento dos casos”, conta Santos, que é responsável pela Paróquia Sagrado Coração, no Jardim Nélia, região do Itaim.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que o bairro da zona leste apresentou casos da doença em residências próximas e que realizou mutirão para esclarecer a comunidade sobre a tuberculose, além de reuniões com líderes da comunidade entre 8 e 15 de março. Os padres se reuniram com as coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde da região.

“Na reunião, eles disseram que eram 78 casos, a maioria na Tijuco Preto, que é uma favela grande e muito complicada de lidar”, conta o padre Genivaldo Brás da Silva, que comanda a Igreja São Marcos. Ele conta que no encontro ficou combinado que o pessoal da saúde entraria novamente em contato. “Mas até agora nada.” As informações são do Jornal da Tarde.

    Leia tudo sobre: tuberculose

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG