Novo pedágio poderá fiscalizar limites de velocidade em São Paulo

Motoristas poderão ser multados a partir da velocidade média do veículo na rodovia; projeto ainda está em fase de testes

iG São Paulo |

AE
Novo sistema de cobrança poderá reduzir as cabines de pedágios nas estradas paulistas
A tecnologia do novo sistema de pedágios das rodovias paulistas, chamado Ponto a Ponto , poderá ser usada para fiscalizar limites de velocidade no Estado. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) pretende tornar mais rígida a fiscalização ao multar os motoristas a partir de uma velocidade média dos veículos nas estradas.

Entenda: Pedágio por distância percorrida é medida a longo prazo em SP

Segundo o órgão, a cobrança de multas pelo sistema é uma possibilidade e faz parte de um estudo que passará por testes. A implantação do sistema Ponto a Ponto ainda está em fase de projeto-piloto - etapa em que o modelo será testado em algumas rodovias estaduais pelo período de um ano com adesão voluntária dos motoristas. A fiscalização só será possível após a implantação integral no Estado, que deve ocorrer em 2013.

A fiscalização será realizada com os pórticos que serão instalados para calcular a tarifa de pedágio a cada quilômetro rodado. Eles também poderão estimar o tempo que um automóvel gasta para percorrer determinado ponto da estrada e identificar o motorista que trafega acima do limite permitido. Com isso, a prática de reduzir a velocidade quando estiver próximo ao radar não evitaria multa.

Pedágio por quilômetro rodado

O sistema funcionará com a instalação de portais nas rodovias onde ficarão os equipamentos leitores de tags (adesivo com um chip dentro colocado nos veículos) e o valor da cobrança vai variar de acordo com a quantidade de portais que o motorista passar . O governo do Estado julga a medida como uma cobrança "mais justa aos usuários".

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) considera vantajoso o novo modelo de pedágio. “É mais justo porque cada um vai pagar pela distância percorrida”, afirma o presidente da ABCR, Moacyr Duarte.

“Esse sistema novo permite que você cobre pela distância percorrida, então quem percorre menos do que a distância entre uma praça [de pedágio] e outra, pagará menos. Ao mesmo tempo, uma porção de gente que não paga hoje porque sai da rodovia antes de chegar na praça de pedágio, vai pagar”, ressalta. Atualmente o motorista paga taxas fechadas por trechos, independente do quanto foi percorrido.

*com reportagem de Fernanda Simas, iG São Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG