Multa para caminhões na Marginal começa em uma semana

Proibição nas avenidas Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho devem reduzir trânsito em até 20% nas vias

AE |

selo

Em uma semana, a Marginal do Pinheiros e as Avenidas Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho terão diariamente 30 mil caminhões a menos, o que deve reduzir os índices de congestionamento em 20%. Essa, pelo menos, é a expectativa da Prefeitura de São Paulo e do governo Estadual com o início da fiscalização das novas regras de restrição aos caminhões na capital paulista, marcado para o dia 2 de setembro.

A partir da próxima quinta-feira (02), caminhões pesados não poderão mais circular pela Marginal do Pinheiros e pelas Avenidas Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho entre o período das 5 horas e 21 horas. Aos sábados, a restrição dura das 10 horas às 14 horas. A Avenida Afonso D'escragnole Taunay, na zona sul, que poderia servir de alternativa para os caminhões, também foi incluída na proibição.

A multa prevista é de R$ 85,12, além de quatro pontos na carteira de motorista. Caminhões menores e veículos que se enquadram em exceções publicadas ontem no Diário Oficial do Município (como socorro mecânico de emergência, caminhões de obras, de remoção de terra, transporte de caçambas e serviços de emergência) estão liberados para trafegar nesses locais - para isso, no entanto, eles precisarão fazer um cadastro no site da Prefeitura, o que enfureceu os donos de empresas de carga.

Fiscalização

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mais da metade dos caminhões já pararam de trafegar pela Marginal do Pinheiros e pela Avenida dos Bandeirantes. Na Marginal, houve queda de 58% no volume de caminhões em relação ao período anterior à inauguração da nova Marginal do Tietê e do Rodoanel Sul - em março, transitavam na via 9.733 caminhões nos horários de pico; em agosto, o volume caiu para 4.060.

Na Bandeirantes, a diminuição foi de 68%, de 5.241 para 1.688. Com a regulamentação da nova restrição, a CET promete fiscalizar a circulação dos caminhões com oito radares dotados de Leitura Automática de Placas (LAP). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: caminhõesmultamarginalproibição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG