Motoristas de ônibus de SP farão assembleia nesta quarta-feira

Suspensão das negociações entre os donos das empresas e os trabalhadores culminaram em uma paralisação durante esta terça-feira

AE |

selo

Os trabalhadores das empresas de ônibus urbanos de São Paulo marcaram uma assembleia para as 16h desta quarta-feira, após paralisarem suas atividades por quase um dia . Eles discutirão as propostas apresentadas pelo setor patronal em reunião realizada na noite desta terça-feira. Para esta quarta-feira, não há previsão de paralisações para o início do dia. 

A suspensão das negociações entre os donos das empresas e os trabalhadores culminaram em uma paralisação desde as 12h destra terça-feira. As atividades foram suspensas em cerca de 32 garagens de ônibus em São Paulo, ou seja, os ônibus recolhidos com falhas mecânicas ou após o último horário de pico não voltaram a circular durante o resto do dia. 

AE
Passageiros lotam ponto de ônibus da avenida Faria Lima, na capital paulista, nesta terça-feira
Segundo o Sindicato dos Motoristas, aproximadamente dois mil ônibus, ou 1/4 da frota, não voltaram a circular no horário de pico da tarde. Eles calculam que cerca de 1,5 milhão de passageiros tenham sido afetados. Já a SPTrans afirmou que 1.200 carros não operaram e que nenhum usuário foi afetado, uma vez que todas as linhas estavam funcionando, apenas com intervalos maiores entre um veículo e outro. 

A categoria reivindica desde março a correção salarial da inflação entre maio de 2010 e abril deste ano, conforme índice do Dieese, o que equivale a um aumento de aproximadamente 7,3%. Além disso, exige um aumento real de 5%, mais participação de resultados do período. Outra reivindicação é o aumento do valor do vale refeição. 

Também é pleiteada a equiparação de salários de mecânicos, eletricistas e pintores, com o maior salário, dos funileiros. Além disso, o sindicato defende a criação de nomenclatura especifica para determinadas funções como borracheiro e fibreiro. Esses trabalhadores não têm piso salarial estabelecido.

    Leia tudo sobre: ônibusparalisaçãogreve

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG