Metrô: três estações da Linha Verde abrem hoje após as 12h

Três estações da Linha 2-Verde do Metrô estarão fechadas até o meio-dia de hoje: Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã

AE |

selo

Três estações da Linha 2-Verde do Metrô estarão fechadas até o meio-dia de hoje: Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã. O motivo são os testes do CBTC - um novo sistema que prevê que os trens cheguem até 20% mais rápido às estações, ao permitir que as composições circulem mais próximas umas das outras.

Leia também:
- Três estações da Linha 2-Verde ficarão fechadas no domingo até 12h

- Obras de estações da Linha Lilás do Metrô de SP começam este mês

AE
Estação Vila Prudente, da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo

No período, ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans) farão o percurso entre as estações. Nos próximos domingos e feriados - com exceção do dia 25, data de aniversário da cidade -, haverá novos testes.

A previsão do Metrô era de que o CBTC fosse implantado na Linha 2 ainda no ano passado, diminuindo a lotação das plataformas nos horários de pico. Mas ela não se concretizou. A estatal alega que, por ser de "alta complexidade", o sistema "exige uma quantidade muito grande de testes" antes de entrar em operação.

O Metrô diz também que o CBTC "é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo". De Sacomã a Vila Prudente, o sistema já vem operando de modo interconectado ao convencional, o que provoca lentidão em determinados pontos.

No primeiro semestre de 2011, o Metrô disse, inclusive, que as Estações Vila Prudente e Tamanduateí - entregues em 2010 - ainda não podiam abrir em horário integral porque restavam "horas de testes a serem executadas". Por causa disso, a operação plena dos ramais só começou em setembro, um ano após a abertura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: metrôlinha verdesacomãtamanduateívila prudentesão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG