Maioria dos paulistanos considera o metrô ruim

Pesquisa Datafolha revela que desde 2007 o metrô não é tão mal-avaliado. Outros transportes públicos também são considerados ruins

iG São Paulo |

Mesmo com a ampliação das linhas de metrô na cidade de São Paulo, 53% dos moradores consideram a qualidade do transporte ruim. Pesquisa Datafolha, que avalia o sistema de transporte público desde 1997, revela que menos da metade dos paulistanos aprova a qualidade do metrô, adotado como meio de transporte por 35% dos moradores, maior taxa da história.

Atualmente, 47% afirmam que o metrô é ótimo ou bom, queda de sete pontos percentuais desde 2008. Ao mesmo tempo, a reprovação do meio de transporte aumentou seis pontos. Das pessoas com renda familiar superior a dez salários mínimos, 57% consideram o metrô ótimo ou bom.

A pesquisa ouviu 1.039 pessoas de todas as classes sociais, faixas etárias e de renda, sexo e escolaridade. A margem de erro, segundo o Datafolha, é de três pontos.

Outros transportes públicos

De modo geral, o transporte coletivo de São Paulo é mal-avaliado pelos paulistanos. Apenas 24% aprovam, enquanto 42% desaprovam. Mas a situação era pior em 2007 quando 51% dos moradores consideraram o sistema ruim ou péssimo.

Os ônibus são aprovados por 27% dos paulistanos, enquanto 41% reprovam o transporte. Em 2001, os percentuais eram apenas um pouco diferentes: 28% e 41%, respectivamente.

A avaliação dos trens está equilibrada em São Paulo. A porcentagem de aprovação e desaprovação é a mesma: 25%.

    Leia tudo sobre: metrôqualidade ruimpesquisa datafolhasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG