Kassab diz que fechamento de Center Norte está mantido

Mesmo com acordo entre MP e administradores do shopping, prefeito de São Paulo mantém decisão de interditar Center Norte. Cetesb diz que não mudará laudo

iG São Paulo |

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse na manhã desta quinta-feira que o fechamento do Shopping Center Norte está mantido para amanhã. Kassab não comentou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na quarta-feira (28) pelo administrador do Center Norte, Ricardo Ferreira Pinto Afonso, junto ao Ministério Público de São Paulo porque ainda não foi oficialmente informado sobre o assunto.

Leia também: Center Norte assina termo com MP, mas interdição continua

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, apesar do TAC, não mudará seu laudo . O complexo do Center Norte está ameaçado de interdição por não haver cumprido a determinação de instalar um sistema de drenagem de gás para filtrar o metano proveniente da decomposição do lixo na área sobre a qual foi construído. Além do Shopping Center Norte, o complexo abriga o Lar Center (do mesmo grupo) e um hipermercado Carrefour, além de um estacionamento para 7 mil de carros e uma loja da rede de artigos esportivos Decathlon.

Ainda nesta quinta-feira, a Cesteb informou que vai investigar se existe indícios de contaminação em outras 13 áreas próximas ao complexto. A informação foi dada em audiência pública para discutir a solução para o vazamento de gás metano no shopping. Com base em levantamentos fotográficos de 1950 e de 1978, comparados com a atual ocupação da várzea do Rio Tietê na região da Vila Maria, o vereador Juscelino Gadelha (PSD) suspeita que locais como o Estádio do Canindé também estão sobre antigos lixões, correndo o risco de ter vazamento de gás metano semelhante.

AE
Bomba ligada a um dreno de gás no Shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista. Sistema seria insuficiente para a estrutura do shopping, diz Cetesb

Ampliados, os levantamentos fotográficos indicam que lagoas ao lado do Tietê, de onde era retirada terra para construção de prédios e de obras públicas nos anos 1950, viraram aterros duas décadas depois. Pelas fotos observa-se que esses lixões foram ocupados por prédios, casas, comércios e pelo Shopping Center Norte. Não se sabe ao certo como foi a ocupação dessa área de várzea. Pelas leis atuais de uso e ocupação do solo, nem o Anhembi - principal centro de convenções da Prefeitura de São Paulo - poderia ser erguido tão perto da várzea do Tietê.

A Prefeitura de São Paulo determinou na terça-feira (27) a interrupção de todas as atividades do Shopping Center Norte, na zona norte da capital, em até 72h - como antecipou na segunda-feira com exclusividade o Poder Online do iG . O shopping é o segundo maior de São Paulo em movimentação, sendo que 80 mil pessoas passam no local por dia, segundo a assessoria de imprensa do Center Norte.

Além da ordem de interdição, técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estiveram no shopping e aplicaram um auto de multa no valor de R$ 2 milhões pelo não atendimento às exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Histórico

De acordo com a Câmara Municipal de São Paulo, o desentendimento da Cetesb com a administração do shopping Center Norte teve início em 2003, quando foi feita a primeira vistoria no local a pedido da, na época, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava a responsabilidade por contaminação e o passivo ambiental na cidade.

Os vereadores e técnicos questionavam a eficácia dos respiros instalados para a eliminação do gás metano na área do estacionamento e nas calçadas do lado externo do shopping. O gás é consequente da construção ter sido feita em terreno onde funcionava um depósito de lixo. A Câmara informa que a Cetesb, em 2004, avaliou que “os poucos dados disponíveis e levantados não possibilitaram uma conclusão definitiva a respeito da contaminação da área”. Outras vistorias feitas em 2010, no entanto, apontaram a área como local de concentração de metano.

*com Valor Online e AE

    Leia tudo sobre: shopping center nortelixãogás metanoinfográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG