Homicídios caem 10% no 2º trimestre em São Paulo

Segundo a SSP, junho foi o mês com menor número de assassinatos na história recente do Estado

AE |

selo

Os registros de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, caíram 10% de abril a junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado no Estado de São Paulo, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Na cidade de São Paulo, o número de mortes intencionais caiu 13% no período. 

Junho foi o mês com menor número de assassinatos na história recente (296 casos), o que corresponde a 8,84 homicídios por grupo de 100 mil habitantes no Estado, segundo a secretaria. No segundo trimestre deste ano, foram registrados 115 homicídios a menos do que no mesmo trimestre do ano passado - 1.169 assassinatos entre abril e junho de 2009, contra 1.054 este ano. 

Os crimes contra o patrimônio também recuaram em São Paulo. No segundo trimestre deste ano, os roubos caíram 13%, consolidando a tendência de queda do primeiro trimestre. Em números absolutos, houve 9.020 crimes a menos de abril a junho em relação ao segundo trimestre de 2009. 

A SSP avalia que a redução dos crimes contra o patrimônio e a retomada da tendência de queda dos homicídios resulta de mudanças nas políticas de segurança pública paulista, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Os roubos seguidos de morte (latrocínios) caíram 22% em relação ao mesmo período de 2009.

Os roubos e furtos de veículos também diminuíram em São Paulo (9%). Entre abril e junho deste ano, as polícias paulistas localizaram, recuperaram e devolveram aos proprietários 42% dos veículos roubados.

*Com iG São Paulo

    Leia tudo sobre: políciasecretaria de segurançahomicídios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG