HC ganha serviço para tratamento de epilepsia grave

Unidade terá equipamentos para realizar exames 24 horas por dia

Agência Estado |

selo

O Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo vai ganhar amanhã (9/12) uma unidade especializada em diagnóstico e tratamento de casos de epilepsia de difícil controle.

A Unidade do Instituto de Psiquiatria será especializada em atendimento de pacientes que não apresentam evolução com o uso de medicamentos.

A nova unidade contará com cinco aparelhos para realização de exames, 24 horas por dia, de videoeletroencefalografia. Segundo a coordenadora da unidade, Kette Dualibi Ramos Valente, o local é voltado, predominantemente, ao diagnóstico e tratamento da epilepsia refratária. "Ou seja, aquela que não apresenta controle com a medicação apropriada e que representa cerca de 30% dos pacientes com epilepsia."

O serviço tem capacidade para monitorar cerca de 40 pacientes por mês. O monitoramento ocorre durante as 24 horas do dia, e o período de internação varia, em média, de três a sete dias. O registro prolongado de horas, ou até de dias, possibilita mostrar o comportamento dos diferentes tipos de crises epilépticas, sua caracterização, classificação e frequência.

A unidade de videoeletroencefalografia vai dispor ainda de um quarto específico para receber crianças, com ilustrações nas paredes e brinquedos Lego, além de DVD para vídeos infantis. O objetivo é tornar agradável e lúdica a estada da criança, oferecendo segurança e apoio.

    Leia tudo sobre: epilepsia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG