Guardas são orientados a não usar verbos como 'limpar' na Cracolândia

Documento libera guardas metropolitanos a falar com a imprensa mas eles devem evitar palavras como “espalhar” e utilizar expressões como “reinserção social”

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Reprodução
Nota mostra quais palavras devem ser usadas e quais devem ser evitadas
A nota de instrução 001/COC/12 , assinada pelo comandante de operacional do Centro da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Sidney Pureza do Nascimento, demonstra a preocupação da Guarda subordinada à Prefeitura de São Paulo, com a repercussão da operação Cracolândia na mídia.

Em vários itens elencados em oito páginas a nota instrui os GCMs a tomar cuidados em relação aos direitos dos usuários e evitar a violência.

Contra a lei: GCM orienta prisão de usuários na Cracolândia

Emparedamento: Prefeitura paga Bolsa Aluguel a pensão interditada na Cracolândia

No item 8 (entrevista), o documento libera os guardas a falar com a imprensa “desde que estejam muito bem orientados”.

As palavras “espalhar” e “limpar” foram “proibidas para qualquer entrevista”. No lugar delas os GCMs devem usar “palavras chaves para qualquer entrevista”: resgatar pessoas, dignidade, reinserção social, manter a ordem e zeladoria.

O documento revela ainda que, embora a prefeitura e o governo do Estado tenham afirmado diversas vezes que se trata de uma ação permanente, conjunta, articulada, planejada e com objetivos sociais, não existe planejamento a médio prazo.

Ainda no item 1.2, a nora lista as fases da operação. A fase 1 (consolidação da área) tem início no dia 3 de janeiro. As fases 2 (ação social) e 3 (manutenção da área) aparecem com a ressalva “não previsão de início”.

No final da tarde desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as versões atualizadas da nota de instruções trazem apenas os termos que devem ser enfatizados em entrevistas.

Frâncio de Holanda
PM faz blitz em usuários de crack na R. General Marcondes Salgado

    Leia tudo sobre: cracolândiagcmlimpar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG