Duplicação da rodovia foi uma das principais promessas de campanha do governador Geraldo Alckmin nas eleições do ano passado

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O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta terça-feira a ampliação do primeiro trecho de duplicação da rodovia dos Tamoios (SP-99), na área de planalto. A obra que se estenderia do km 11,5 até o km 32,8, até a cidade de Paraibuna, será aumentada em 31,7 km, até o trecho do alto da serra. A duplicação da rodovia foi uma das principais promessas de campanha do governador nas eleições do ano passado. 

Tráfego intenso na rodovia dos Tamoios antes de um feriado
AE
Tráfego intenso na rodovia dos Tamoios antes de um feriado
A expectativa da administração estadual é de que a licença prévia para a duplicação do primeiro trecho seja obtida em novembro e, em março, seja concedida a licença de instalação, para o início das obras. "A proposta anterior era iniciar em janeiro, então vamos atrasar em dois meses", lembrou o governador, em entrevista à imprensa no Palácio dos Bandeirantes. "Nós esperamos entregar a obra em 20 meses, ou seja, em novembro de 2013", explicou.  

O governador detalhou ainda que a duplicação no trecho de planalto será feita por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), com um custo previsto de R$ 780 milhões. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa) assinaram hoje um convênio no valor de R$ 1,5 bilhão que, além do valor da obra, inclui custos com desapropriações e compensações ambientais. A administração estadual ainda estuda como será dividido o montante total entre a iniciativa pública e privada. O governador informou também que a licitação para a obra será feita em dois lotes, para dar maior celeridade à conclusão do projeto. O cronograma é de que, em agosto, seja feita a primeira convocatória para audiência pública e seja lançado o edital de pré-qualificação. 

Com a licença prévia, cuja expectativa é de que seja obtida em novembro, o governo estadual pretende publicar no mesmo mês o edital da obra. Até a conclusão da primeira fase, programada para o final de 2013, o governo estadual espera obter a licença ambiental para o segundo trecho da obra, na área de serra, cuja extensão é de 21,4 km. O projeto integral, composto de quatro fases, prevê um investimento de R$ 4,39 bilhões e pretende suprir a ausência de integração na região.

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